Seminário debate projeto que limita plantio de árvores próximo à rede elétrica

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Proposta visa diminuir os apagões de energia no meio rural

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) vai estar nesta quinta-feira, 20, em Rio do Sul. Ele participa do seminário que irá debater projeto de lei de sua autoria que fixa limites para o plantio de árvores exóticas, como pínus e eucalipto, próximo à rede de distribuição de energia elétrica. O seminário também irá tratar dos desafios para garantir a segurança energética no meio rural, entre elas, a substituição da rede monofásica por trifásica.

O seminário acontece na sede do Instituto Federal Catarinense, às 14 horas.

O PL 71/2015 determina que o plantio de árvores exóticas respeite uma distância mínima de 20 metros de cada lado em relação às linhas de distribuição. Hoje essa distância é de 10 metros e é fixada por normativas e não por lei específica. Dados apurados mostram, que devido a pouca distância, mais de 70% das interrupções no sistema de distribuição de energia, principalmente na área rural, têm como causa o contato de árvores de reflorestamento com a rede energizada.

A proposta, em tramitação na comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, já recebeu manifestação de apoio de centenas de câmaras de vereadores, da Celesc, de cooperativas de eletrificação rural e de várias entidades ligadas à agricultura familiar, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

 

 

 

 

Comentários