Mutirão de ultrassons deve atender duas mil pessoas

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Entre consultas especializadas e procedimentos de imagem, Secretaria de Saúde lança programa para zerar fila de espera

Os primeiros resultados dos exames de ultrassom realizado no sábado no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), em Rio do Sul foram conhecidos na hora. Os pacientes puderam sair com os exames logo após a realização do procedimento. Alguns sonhos foram descobertos ali mesmo, durante o mutirão que foi promovido pela Secretaria de Saúde e que continua durante os meses de agosto e setembro. Algumas das mulheres que realizaram o procedimento, receberam a confirmação da gravidez, algo muito comemorado por algumas famílias.

A abertura do Programa teve pelo menos 400 atendimentos no sábado. Os corredores do CAM estavam cheios logo que as portas se abriram, mas devido a organização e agilidade, a espera era pequena. Até às 10h, cerca de 300 pessoas já haviam realizado seu procedimento e a manhã era de tranquilidade no local.

O prefeito José Thomé e o vice Paulo Cunha estiveram na abertura do mutirão, chamado de Ultra Zero, onde destacaram o empenho de toda a equipe, tanto de médicos, enfermeiros, agentes e técnicos em enfermagem para a realização deste grande mutirão para reduzir e até mesmo zerar a fila de espera em alguns procedimentos. “As pessoas não podem esperar tanto tempo por um exame que é apenas para complementar um diagnóstico médico. Então por isso estamos fazendo um esforço dentro do orçamento da Secretaria de Saúde para custear estes procedimentos à mais”, relatou o prefeito Thomé.

Este é o segundo mutirão de exames de ultrassom do ano, e o terceiro de atendimentos gerais dentro da necessidade de consultas especializadas. O Ultra Zero vai atender em torno de dois mil pacientes que aguardam por ultrassonografia, sendo 1,6 mil já programados entre agosto e setembro. O investimento da Secretaria de Saúde será de aproximadamente R$ 80 mil. O exame de maior demanda é o de abdômen total, procedimento que tem pelo menos 300 pessoas na fila de espera.

Além de iniciar o Ultra Zero, o sábado teve ainda consultas ginecológicas, coleta de preventivo, exame clínico de mamas, orientações sobre planejamento familiar e atividade de ginástica laboral. O evento teve parceria com a Casa da Amizade, Conselho da Mulher e da Mary Kay. No mesmo dia, começou um novo curso de gestantes promovido pelo CAM, com atividades de orientação para as mulheres no cuidado da própria saúde e do bebê.

Demandas para o Ultra Zero
300 ultrassons de abdômen total
290 ultrassons de abdômen superior
270 ultrassons de Transvaginal
240 ultrassons de mamas
200 ultrassons de aparelho urinário
180 ultrassons de articulação
40 ultrassons de tireoide
40 ultrassons de parede abdominal
40 ultrassons de próstata

Comentários