Portal on-line vai aproximar instituições de ensino da classe empresarial

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Ferramenta será desenvolvida com o apoio da Prefeitura de Rio do Sul

Instituições de ensino técnico e superior do Alto Vale se reuniram com a equipe da Secretaria de Gestão de Governo (SEGOV) de Rio do Sul na noite desta terça-feira (29) para discutir manerias de aproximar o meio acadêmico das empresas da região. Uma das alternativas apontadas é a criação de um portal on-line para que projetos possam ser desenvolvidos em conjunto.

Participaram do encontro representantes da Uniasselvi, Udesc, IFC. Senac e Senai. Membros do comitê de implantação do Centro de Inovação de Rio do Sul e do Núcleo de Inovação da Acirs também estiveram na reunião. Durante a conversa as instituições de ensino apresentaram a forma como avaliam as empresas da região e apontaram a necessidade de uma maior interação com a classe empresarial.

O técnico de gestão da Prefeitura, Odair da Rosa, destaca que a criação de um portal on-line irá contribuir para a troca e o aprimoramento do conhecimento. “A ideia é que as empresas possam cadastrar suas demandas na plataforma e que as instituições de ensino as transformem em projetos de pesquisa, dando um retorno baseado nos ensinamentos que a academia oferece”, explica.

O portal é uma sugestão vinda do Núcleo de Inovação da Acirs e contará com o apoio da Prefeitura de Rio do Sul para a criação. Um grupo de trabalho começará a desenvolver a plataforma on-line em setembro e um levantamento de todos os cursos de ensino superior e técnico oferecidos na região também deve ser feito para aprimorar a logística de desenvolvimento dos projetos. A ação faz parte do movimento Inova Rio do Sul que busca estimular iniciativas inovadoras na cidade.

“O envolvimento das universidades e instituições de ensino técnico na construção de um ecossistema inovador é muito importante. É na academia que novas ideias se formam a cada dia. Só na nossa cidade são mais de cinco mil estudantes frequentando algum curso superior e isso contribui muito para o dinamismo e a diversidade de novos projetos”, enfatiza o técnico de gestão.

Comentários