Atletas do Alto Vale nos Jogos Escolares da Juventude

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Jovens de 12 a 14 anos mais bem colocados nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) chegam a Curitiba nesta segunda-feira, 11, para representarem Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude (Jej), entre os dias 12 e 21 de setembro. Os catarinenses participam da cerimônia de abertura nesta terça-feira, 12, no ginásio do Circulo Militar, em Curitiba (PR), a partir das 18 horas. As competições começam nesta quarta-feira. A delegação catarinense é gerenciada pelo Governo do Estado por intermédio da Fesporte.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a edição de 2017 dos Jogos Escolares da Juventude quebrou um recorde no número de inscrições: são 4.069 atletas de 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país. Desse total, Santa Catarina estará representada por 162 jovens competidores distribuídos entre as 13 modalidades da competição. São elas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Todas as regiões de Santa Catarina estão presentes na etapa nacional

Ao todo, são 77 escolas de 37 municípios catarinenses representados. Com duas escolas classificadas em modalidades coletivas, Criciúma totaliza 23 representantes e é a cidade com mais alunos classificados. No handebol feminino, o Colégio São Bento terá 12 meninas representantes e, no futsal feminino, o Colégio Rogacionista Pio XII defenderá o título nacional da modalidade. No ano passado, as meninas do Sul de SC foram campeãs do futsal com uma campanha irretocável: cinco vitórias em cinco jogos, 30 gols marcados e apenas três gols sofridos.

A cidade com o maior número de escolas classificadas é Joinville. São 11 instituições de ensino com, ao menos, um atleta representante cada. Destaque para a natação, que classificou cinco jovens atletas, e para o atletismo, que classificou quatro.

Quanto ao número de atletas, Criciúma (23), Blumenau, com (21), Caçador (14), Timbó (12), Jaraguá do Sul (12), Saudades (10) e Camboriú (10) também se classificaram em modalidades coletivas e emplacaram jovens na etapa nacional de Curitiba.

 

Atuais medalhistas tentam repetir o feito de 2016

Das 35 medalhas que Santa Catarina conquistou no ano passado, algumas podem se repetir. Daniel Augusto Raduenz, da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, de Pomerode, levou o ouro no lançamento de dardo em 2016 e disputará a prova mais uma vez. Já Ana Carolina Souza, da Escola Municipal Machado de Assis, de Blumenau, conquistou três medalhas de prata na ginástica rítmica no ano passado e volta para as competições de 2017 em 13 categorias da modalidade.

 

Outro destaque individual vai para Kauan Figueroa Sttocco, de Caçador. O jovem, de 14 anos, do Colégio de Aplicação da Uniarp, é o único atleta catarinense que se classificou para mais de uma modalidade da etapa nacional. Além de integrar a equipe de handebol masculino, Kauan também foi campeão catarinense no badminton e vai disputar as categorias de simples, duplas e duplas mistas.

Os Jogos Escolares da Juventude 

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição em Curitiba uma série de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos.

Para inspirar os jovens talentos do esporte nacional, o COB selecionou 11 atletas olímpicos ou pan-americanos para atuarem como Embaixadores dos Jogos em Curitiba. A função dos embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, mediante o contato direto, palestras e atividades educativas.

Entre os embaixadores para a capital paranaense, quase todos tiveram passagens pelos Jogos Olímpicos ou Pan-americanos. Destaque para o judoca Tiago Camilo, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008 e atual presidente da Comissão de Atletas do COB. Fabiana Murer, medalhista pan-americana e campeã mundial indoor do salto com vara, também estará em Curitiba, junto a Etiene Medeiros, melhor nadadora brasileira da atualidade.

Além de Etiene, Tiago e Fabiana, também serão embaixadores na capital paranaense: Gideoni Monteiro (ciclismo), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Luiz Henrique dos Santos (badminton), Aline Silva (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Rodrigo Hardy (futsal) e Silvia Helena Pereira (handebol).

Atleta de Pouso Redondo vai representar SC

A atleta do tênis de mesa Maria Eduarda Magagnin, da EEB Professora Anair Margarida Voltolini, de Pouso Redondo, vai representar Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), que acontecem em Curitiba, a partir desta terça-feira, 12. Mariazinha conquistou vaga nas disputas do estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. 

Comentários