Plantadores de cebola organizam protesto em Ituporanga

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Será realizado nesta quinta-feira, 14, o 2º Grito pela Cebolicultura em Ituporanga. O manifesto vai reunir produtores de Cebola de toda a região produtora do Alto Vale e também uma comitiva com produtores do Rio Grande do Sul. O evento é organizado pela Associação de Produtores de Santa Catarina (APROCESC). Estarão em Ituporanga, o Presidente da Associação Nacional da Cebola (ANACE), Rafael Corsino, de Brasília e o vice presidente da ANACE Antônio Pagano, do Rio Grande do Sul.

O intuito desse manifesto é cobrar apoio das autoridades políticas para concluir o processo de inclusão da cebola na lista LETEC, que é a Lista de Exceção a Tarifação Externa Comum. A inclusão da cebola nessa lista trará benefícios diretos para a comercialização da cebola nacional, tendo em vista que sem essa tarifação, a hortaliça principalmente da Europa entra no país com facilidade e acaba atrapalhando a comercialização da cebola nacional.

O 2º Grito pela Cebolicultura, vai iniciar as 8h e a concentração dos agricultores vai ocorrer no centro de Ituporanga, na Rua Presidente Nereu e Praça Frei Gabriel. Em solidariedade aos agricultores, e pela importância da hortaliça para a economia local, a Câmara de Dirigente Logistas (CDL) orientou os lojistas a manter durante o período portas fechadas.

Ainda na quinta-feira, 14, será realizada no Auditório da Câmara de Vereadores de Ituporanga, às 14h, a reunião da Câmara Setorial da Cebola de Santa Catarina. Na pauta do encontro, levantamento da atual situação da safra de cebola 2017/2018 e explicações de como está o processo de inclusão da cebola na LETEC.

 

Comentários