Defesa Civil inicia 2º ciclo de encontros com comunidade

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Interação entre Defesa Civil e comunidade oportuniza discussões, atitudes preventivas e ações durante desastres naturais. Calendário totaliza 16 encontros e se estende até o final do ano

Na última terça (26) o Núcleo de Proteção da Defesa Civil deu início ao 2º ciclo de encontros com a comunidade. O órgão faz um mapeamento de Rio do Sul e divide a cidade em quatro macrorregiões. Ao todo são 16 conferências que servem para dialogar com a comunidade e pensar meios de prevenção em situações de risco ambiental e enchentes.

Já foram realizadas conferências nos quatro grupos. No dia 26 foi a vez do núcleo 3 (que inclui: Barra do Trombudo, Barragem, Budag e Sumaré). No dia 3 será o núcleo 1, que envolve Bela Aliança, Taboão, Bremer, Navegantes, Rainha, Valada São Paulo, Santa Rita e Valada Itoupava. O evento será no auditório da Escola Modelo Ella Kurth, às 19h30, no bairro Rainha.

Dentre as principais pautas estão o reconhecimento e reflexão sobre riscos, enchentes e desastres naturais. Em cada grupo são discutidas ações de acordo com a realidade local. “Tratamos de assuntos trazidos pela comunidade, dialogamos sobre enchente e qual a conduta adequada para essas situações. O que pode ser feito antes, durante as situações e como amenizar os impactos”, diz a acadêmica de psicologia, Raquel Reif, que integra o projeto.

São discutidos “prioritariamente os riscos de cheia dos rios. Porque quando se trata de Defesa Civil não falamos só de enchente. A população que não é atingida pelo agravo também tem que ser levada em consideração. Um dos nossos objetivos é trazer para comunidade os planos familiares de emergência e de gestão de riscos e desastres”, explica Raquel.

 

Cronograma dos Encontros dos Núcleos:

26 de setembro – Núcleo 3

3 de outubro – Núcleo 1

10 de outubro – Núcleo 2

17 de outubro – Núcleo 4

3º encontro – planos familiares de emergência

24 de outubro – Núcleo 3

31 de outubro – Núcleo 1

7 de novembro – Núcleo 2

14 de novembro – Núcleo 4

4º encontro – planos comunitários de gestão de riscos e desastres

21 de novembro – Núcleo 3

28 de novembro – Núcleo 1

5 de dezembro – Núcleo 2

12 de dezembro – Núcleo 4

Confira os quatro núcleos:

Núcleo 1 :Bela Aliança, Taboão, Bremer, Navegantes, Rainha, Valada São Paulo, Santa Rita e Valada Itoupava

Núcleo 2: Canta Galo, Progresso, Pamplona, Canoas e Fundo Canoas

Núcleo 3: Barra do Trombudo, Barragem, Budag e Sumaré

Núcleo 4: Centro, Jardim América, Santana, Eugênio Shneider, Boa Vista, Laranjeiras e Albertina

TEXTO: Mário Dáud

Comentários