Outubro Rosa: saiba as ações da campanha em Salete

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O décimo mês do ano é de conscientização das mulheres pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo à doença for encontrada, maiores serão as chances de cura. Para alertar o público feminino, a Prefeitura de Salete por meio da Secretaria de Saúde lançou uma programação de atividades do Outubro Rosa, com foco na importância da prevenção.

As ações contam com auxílio de diversos órgãos municipais e entidades. Nesta sexta-feira (06) será realizada a Caminhada Outubro Rosa. O evento terá saída da Prefeitura, a partir das 9h30min, com passagem em algumas ruas do Centro. Os participantes levarão faixas, cartazes, folders e balões remetentes a campanha para ressaltar a prevenção.

Na próxima terça-feira (10) será ofertada uma fisioterapia preventiva para os idosos e profissionais do setor da saúde. A ação vai ocorrer às 8h, na Praça Raimundo Tamanini, no Centro. Após as atividades será fornecido um lanche saudável com frutas para os participantes.

As mulheres de Salete também terão uma atividade com o objetivo de valorizar e promover a autoestima. No sábado (21) elas poderão participar do Dia da Beleza da campanha Outubro Rosa. A programação contará com cálculo do índice de massa corporal (IMC), dicas nutricionais, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, maquiagem, limpeza de pele, manicure e será realizada a partir das 8h30min, no Clube Esportivo e Recreativo Salete, no bairro Cachoeira.

Uma palestra na terça-feira (24) vai abordar a saúde da mulher moderna. O encontro está marcado para as 19h, nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro, onde a médica ginecologista, Luísa D’Avila Strelow Pabst, explanará diversos assuntos referentes à prevenção. Após haverá um bingo e confraternização entre as participantes.

A última ação do Outubro Rosa em Salete será a Ginástica na Rua, na quinta-feira, dia 26. Profissionais de educação física realizarão uma aula gratuita de jump, step, aeróbico e alongamentos. O encontro para se exercitar ocorrerá a partir das 19h, em frente à sede da Secretaria de Saúde, na Rua Espírito Santo, no Centro.

A secretária de saúde, Josiane Kraieski, explica que as atividades foram pensadas em proporcionar espaços para que as mulheres se valorizem, tirem suas dúvidas sobre o câncer de mama e aprendam a fazer o autoexame.

“O Outubro Rosa é um movimento que nasceu na década de 1990, para que a mulher possa dar mais atenção a sua saúde e também para que se conscientize sobre a importância de ações simples, como o autoexame. Também, a campanha serve para que possamos compartilhar informações e apresentar os serviços ofertados contra o câncer de mama”, falou.

Ainda, a secretária destaca que alguns hábitos evitam o aparecimento da doença, “cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a prática de atividades físicas, boa alimentação, manter o peso corporal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e a amamentação também previne e é isso que pretendemos demonstrar com está programação”.

Quem tiver alguma dúvida sobre o câncer de mama ou necessitar de um atendimento médico pode procurar os postos de atendimento (ESF´s) ou a Secretaria de Saúde.

Prédios públicos e entrada da cidade ganham iluminação e decoração

A prevenção do câncer de mama é tão importante que a Prefeitura de Salete coloriu o Prédio do Paço Municipal, Secretaria de Saúde, postos de atendimento (ESF´s) e o letreiro na entrada do município, com a cor do Outubro Rosa para chamar a atenção da comunidade para este tema.

Quem circular pela cidade de dia pode conferir os enfeites e a noite a iluminação que está destinada para divulgar a campanha de conscientização sobre a doença. A Secretaria de Saúde convida a população para participar das atividades organizadas.

Programação:

Sexta-feira – (06/10) às 09h30 – Caminhada Outubro Rosa

Percurso com saída da Prefeitura e passagem em algumas ruas do Centro.

Participação das agentes comunitárias de saúde, profissionais do setor, alunos, funcionários públicos.

Terça-feira – (10/10) às 08h – Fisioterapia com os idosos e profissionais do setor da saúde

Local: Praça Raimundo Tamanini

Após as atividades será fornecido um lanche saudável com frutas para os participantes.

Sábado – (21/10) às 08h30 – Dia da Beleza: Outubro Rosa

Local: Clube Esportivo e Recreativo Salete

Uma ação com diversas atividades, cálculo do índice de massa corporal (IMC), dicas nutricionais, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, maquiagem, limpeza de pele e manicure.

Terça-feira – (24/10) às 19h – Palestra Saúde da Mulher Moderna e Bingo

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Centro

A médica ginecologista, Luísa D’Avila Strelow Pabst, explanará diversos assuntos referentes à prevenção.

Quinta-feira – (26/10) às 19h Ginástica na Rua

Aula gratuita de jump, step, aeróbico, alongamento

Local: Frente da Secretaria de Saúde – Rua Espírito Santo, Centro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Comentários