Defesa Civil entrega certificados para núcleos comunitários

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Instituição tratou de ações preventivas em situações de enchente e risco ambiental

A Defesa Civil de Rio do Sul irá realizar a entrega de certificado aos participantes do Projeto de implementação de núcleos comunitários de proteção e Defesa Civil (Nupdec). A cerimônia acontece na próxima quinta-feira (14), no Parque Universitário Unidavi. Foram 16 encontros realizados de agosto a dezembro deste ano. Na ocasião, a Defesa Civil se reuniu com moradores da cidade para tratar de ações preventivas em casos de enchente e desastres naturais.

A cidade foi mapeada e dividida em quatro núcleos. Os grupos foram criados como maneira de aprimorar o diálogo entre a instituição e a comunidade. “É importante que haja políticas públicas neste sentido porque a Defesa Civil é um braço forte para a população. Afinal, é a primeira instituição procurada nas ocasiões de desastres”, lembra coordenador da Defesa Civil, Moacir Cordeiro.

A direção da instituição já tem planejado uma capacitação individual para fevereiro de 2018. “Iremos preparar os membros dos núcleos para utilizar o rádio de comunicação, por exemplo. Também estamos encarregados de trazer a Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros para capacitar a população para utilizar canoas. O aprendizado irá facilitar a locomoção em áreas alegadas”, explica Cordeiro.

Nos 16 encontros técnicos da Defesa Civil foram tratados temas como desastres naturais, planos de emergência (familiar e comunitário) e percepção de áreas de riscos e desastres. O plano de emergência familiar se restringe à unidade habitacional. “Definimos as tarefas de cada morador numa situação de abandonar a residência, quais as formas de procurar abrigo provisório, dentre outros assuntos”, comenta Cordeiro.

“Já o planejamento comunitário é uma forma de pensar o que há no próprio bairro, sugestões de abrigo conforme a região e número de pessoas possíveis para usá-lo. Além de noções de avaliação e interpretação dos riscos do próprio bairro, como deslizamento de terra, risco de incêndio, acidentes com produtos perigosos, como amônia, dentre outros”, enumera o coordenador.

As reuniões em cada equipe foram pautadas conforme a realidade regional de cada uma. O núcleo que inclui o bairro Pamplona tratou de ações em situação de inundação, movimentação de terra e potenciais acidentes com produtos perigosos já que é uma área residencial desenvolvida ao redor da rodovia. Por outro lado, o cronograma desenvolvido no grupo que se refere à região central foi composto por palestras sobre alagamentos por inundação e enxurradas.

Serviço
Assunto: Entrega de certificados do Projeto de implementação de núcleos comunitários de proteção e Defesa Civil (Nupdec)
Dia: 14/12/17
Hora: 19h30
Local: Parque Universitário.

TEXTO: Mário Dáud

Comentários