Epagri de Presidente Getúlio apresenta planejamento

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Presidente Getúlio apresentou na tarde desta sexta-feira, dia 16, na Câmara de Vereadores, o balanço de atividades realizadas em 2017 e o planejamento para 2018 que vai contemplar acompanhamento e capacitações em novas atividades. Estre os presentes estavam agricultores e lideranças e entidades ligadas à agricultura.

O médico veterinário Alexandro Kolling, explica que um dos focos da equipe neste ano é atuar para o desenvolvimento da bovinocultura. “Presidente Getúlio é o maior produtor de leito do Alto Vale do Itajaí e sabemos que a produção e qualidade do leite ainda pode ser melhorada”, disse.

Já na área de piscicultura o objetivo é elaborar um diagnóstico e acompanhar todo o sistema produtivo, além de oferecer capacitações em qualidade da água e nutrição e processamento de peixes. Uma viagem técnica também está prevista. “Escolhemos trabalhar mais com a piscicultura porque a cidade possui uma associação organizada e que tem necessidade de um atendimento técnico”, completou Alexandro.

O veterinário afirmou ainda que a produção de plantas bioativas e horticultura também receberão atenção da Epagri em 2018. Além das novas atividades, a equipe vai continuar o trabalho desenvolvido com hortas e compostagem em escolas e para o controle de borrachudo e implantação de mata ciliar.

No encontro os técnicos também ressaltaram a importância da participação das entidades ligadas a agricultura como sindicados e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). “Apesar de sermos uma equipe muito boa temos limitações e com esses grupos organizados conseguimos dinamizar o trabalho e construir com eles o conhecimento e atender as demandas”.

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama,Edna Beltrame Gesser, participou do encontro e parabenizou a equipe da Epagri pelo excelente trabalho desenvolvido no município e falou da importância da união para o desenvolvimento da agricultura. “A Epagri é uma grande parceira na execução dos programas e políticas públicas oferecidas pelo Governo de Santa Catarina através da ADR o que possibilita que cada vez mais famílias sejam beneficias não somente com o aumento da renda mas também com a melhoria da qualidade de vida”, enfatizou.

O presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Presidente Getúlio, Luiz Loch, acredita que reuniões como esta são extremamente importantes. “O produtor rural sempre faz o seu trabalho, mas se ele recebe assistência é um incentivo a mais e a Epagri tem um trabalho bem diversificado repassando sempre as informações que o agricultor precisa”, opinou.

TEXTO: Helena Marquardt

Comentários