Mutirão de Preventivo contra câncer do colo uterino hoje em Taió

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Neste sábado (24) das 8h às 17h, acontecerá um novo Mutirão de Preventivo contra o câncer do colo do útero realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Taió.

A iniciativa é uma oportunidade que visa beneficiar aquelas mulheres que possuem uma agenda um tanto apertada e com isso não conseguem realizar o exame durante a semana. A coleta será realizada na Unidade de Saúde do Bairro Centro.

O câncer do colo uterino é o mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo aproximadamente 24% de todos os casos. Com o exame Citopatológico é possível detectar não apenas a presença deste câncer, mas também alterações das células que possam se transformar em câncer posteriormente. Dessa forma, haverá a chance de realizar um tratamento com medicação adequada para evitar o aparecimento e desenvolvimento da célula cancerígena. É por isso que este exame é também conhecido como “Preventivo”.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para fazer a coleta do citopatológico:

– Não ter relação sexual por dois dias antes da coleta;

– Não usar pomada ginecológica;

– Não estar menstruada;

– Não fazer a ducha interna quando for tomar banho;

– Esvaziar bem a bexiga;

Os documentos necessários para levar ao posto de atendimento são Cartão SUS e documento de identificação como o RG, ou CPF. Para quem não possuir Cartão SUS, orienta-se comparecer à Secretaria Municipal de Saúde com comprovante de residência ou declaração do PSF, mais RG ou CPF.

Previna-se!

Comentários