Rio do Campo encerra Curso de Pretendentes à Adoção

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A entrega de certificados no último dia 22, realizado nas dependências da Câmara de Vereadores local, marcou o encerramento do Curso de Pretendentes à Adoção da comarca de Rio do Campo. A solenidade foi prestigiada pela juíza Griselda Rezende de Matos Muniz, que destacou a assiduidade e responsabilidade dos 13 participantes. Com carga de 16 horas, o curso foi ministrado pela assistente social forense Leonir Martins Pereira e pela oficiala da Infância e Juventude Méri Luci Bodemüller, graduada em psicologia.

O objetivo principal foi preparar pretendentes para adoção por meio da reflexão conjunta e averiguar possíveis alterações no perfil das crianças e adolescentes desejados pelos pretendentes. A equipe realizou uma pesquisa no início e no final do curso, em que ficaram evidenciadas duas alterações significativas.

A primeira delas foi em relação à idade. No início do curso, apenas 7,69% dos pretendentes optavam por crianças maiores de três anos de idade; ao final do curso, o percentual aumentou para 30,76%. A segunda foi em relação à condição de saúde dos adotandos: o índice ampliou de 76,90% para 92,28% de pretendentes que aceitam crianças e adolescentes com problemas de saúde tratáveis.

Importante salientar que não houve identificação dos interessados em adoção ao responderem os questionários. Assim, as ministrantes avaliaram que o resultado da pesquisa “coaduna-se com os objetivos pretendidos do curso, notadamente no que se refere à flexibilização dos perfis pretendidos pelos adotantes, o que contribui para a diminuição do tempo de espera pela adoção”.

Comentários