Rio do Sul dá início a nova etapa de ação ambiental

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O segundo ano do programa Rio do Sul Mais Bella começou dia 19 de março

Uma manhã de sol entre nuvens ficou mais colorida. Foi assim que aconteceu no dia 19 de março, quando foi inaugurada a etapa 2018 do programa Rio do Sul Mais Bella. A ação foi marcada com plantio de mudas de árvores na Praça Samuel Köhler, no bairro Laranjeiras. A atividade é realizada em parceria com a TV Rede Bela Aliança (RBA). Haverá o plantio de árvores nativas, além de azaleias e hortências em diversos espaços públicos. Este é o segundo ano da campanha que tem a finalidade de despertar a conscientização e sensibilidade para práticas ambientais.

O prefeito José Thomé destaca que “é importante conscientizar a população do ato de revegetar. A ação logrou êxito no ano passado e vamos dar continuidade em 2018. Há muitas opções para arborizar os espaços urbanos. O verde e a natureza são primordiais para a qualidade de vida no espaço em que vivemos. Este é um ato simbólico que, junto dele, está a importância de conscientizar sobre a recuperação da mata ciliar e estarmos atentos às áreas de preservação permanente”.

O secretário de Infraestrutura, Fábio Alexandrini, pondera que “o projeto vem, também, para deixar a cidade mais bonita, florida e arborizada. Isso traz novos valores para que as pessoas se sintam mais motivadas e comprometidas com a questão ambiental”. A etapa atual será o plantio de árvores da espécie Azaleia. A escolha foi feita pelos critérios do aspecto visual e pela floração se dar de maneira mais rápida. A espécie se adapta com facilidade à região além de não necessitar de manutenção constante. Sem esquecer, é claro, de espécies típicas da região”.

Novas cores para a primavera

A expectativa é de que até setembro Rio do Sul esteja mais florida, exatamente no mês em que se comemora a chegada da primavera. Nos meses de março e abril será feito o plantio das árvores e em maio acontece a preparação de mudas de azaleias e, principalmente, hortências. Para o dia 14 de abril há a intenção de plantios no Parque do Farol, situado ao lado do Parque Municipal Harry Hobus. Os preparativos irão adornar o local antes da inauguração do novo espaço de lazer.

Existe a programação de plantar 80 mudas de árvores e arbustos de flores na Praça Samuel Köhler, no bairro Laranjeiras. A prioridade são mudas nativas para proporcionar melhoria na qualidade do ar e oferecer sombra, em dias de sol, para os frequentadores. Em 2017 a organização do programa Rio do Sul Mais Bella foi responsável por 1,4 mil plantios de muda de árvores e cerca de 350 caixas de flores. Em maio haverá uma nova etapa da campanha que irá contemplar os estudantes. Na ocasião, crianças e adolescentes farão o plantio de mudas de hortência.

TEXTO: Mário Dáud

Comentários