Dia da Família na Escola é marcado por momentos de interação

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Pais, filhos, professores, diretores e funcionários de todas as unidades escolares do Município de Salete e do Estado participaram no sábado (07) do Dia da Família na Escola. A data foi celebrada com diversas atividades que visaram à integração, a formação dos estudantes e a melhoria da qualidade do ensino.

Os momentos de interação envolveram toda a comunidade escolar. Apresentações artísticas e culturais, exposição de trabalhos realizados em sala de aula, palestra, bazar, roda de chimarrão e café, além de pais interagindo com os filhos em atividades educativas e brincadeiras fizeram parte da programação. Em algumas unidades escolares teve até mutirões para embelezar o local através da pintura de paredes dos prédios e organização e limpeza dos jardins.

Para a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Joana Demori, a presença efetiva dos pais nas escolas representa um aprendizado melhor dos alunos e um trabalho desempenhando com mais qualidade pelos professores.

“A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima”, destacou.

Joana ressaltou ainda, que acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Para ela, quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade elas terão em fazer amigos.

“Quanto mais os pais conversarem sobre a escola, visitarem o local, se envolverem com as lições e os trabalhos e incentivarem o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais”, finalizou a secretária.

Dia da Família na Escola

A proposta da criação do Dia da Família na Escola, que chega ao seu terceiro ano, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Comentários