Campanha recolhe óleo de cozinha usado em Pouso Redondo

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, através do Departamento de Meio Ambiente (Dema), está realizando uma campanha de coleta de óleo de cozinha usado. Os pontos de recolhimento são o Supermercado Alemão, no Km 176 da BR-470; Supermercado Sertanejo, no Bairro Progresso; e Supermercado Stramosk, no distrito de Aterrado. Os munícipes podem levar o óleo de cozinha em uma embalagem descartável e depositar nos tambores encontrados nestes locais.

O óleo de cozinha, quando despejado no encanamento, causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos de produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e prejudicando a vida de muitas espécies.

Dados apontam que um litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Além da conscientização, a campanha prevê a destinação final adequada do produto. O óleo reaproveitado pode ser utilizado na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Se mais comerciantes do município tiverem interesse em disponibilizar pontos de coleta, podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente de Pouso Redondo, através do telefone (47) 3545-8717.

Comentários