Programa de capacitação ensina a diminuir custos na produção de leite

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Foi iniciado na quarta-feira, dia 25, um novo programa de capacitação para famílias agricultoras que trabalham com bovinocultura de leite. A promoção é da Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), em parceria com o escritório da Epagri de Ibirama.
Reunidos no auditório da Câmara de Vereadores, representantes de 23 famílias locais participaram do primeiro encontro. A intenção da iniciativa é repassar orientações e estimular os produtores de leite para que adotem o sistema de produção a base de pastagem, o que melhora a eficiência, baixa os custos de produção e melhora a produtividade. Até o momento, no município, se predomina o uso de ração e alimentação em coxo.
De acordo com o técnico da Epagri de Ibirama e coordenador do programa, Marcelo Steiner, o clima adequado da região resulta em uma pastagem com alto teor nutricional. “Quanto mais pasto o agricultor tiver, menor é a quantidade de ração utilizada, o que representa cerca de 60% do custo da atividade”, explica.
Ao longo das etapas de capacitação, serão repassadas informações sobre o modelo de manejo de pastagens, manejo do solo, uso da cerca elétrica como ferramenta de manutenção do pasto e informações referentes a gestão da propriedade. A iniciativa têm ainda encontros agendados para os meses de junho e julho. Também integram o grupo de profissionais envolvidos no programa o veterinário Alexandro Koling e engenheiro agrônomo Ricardo Probst, ambos da Epagri regional, além do veterinário da Sedema, Fernando Krambeck.
Comentários