Projeto incentiva alimentação saudável em escola municipal

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Demonstrar práticas alimentares adequadas dentro da sala de aula e conseguir que os hábitos sejam levados pelos estudantes para o dia a dia. Um projeto está orientando alunos da escola municipal EEF Bernardo Rohden sobre uma alimentação saudável e nutricional.

Na última sexta-feira (11) a prefeita de Salete, Solange Schlichting (Chica), e a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, acompanhadas da diretora, Solange Antunes dos Santos, conheceram de perto o trabalho desenvolvido em uma aula do 8º ano.

As ações são desempenhadas pela professora de ciências, Andréia Aparecida Torquato Estácio Schorner, em várias turmas, com o apoio da direção da unidade escolar. O conteúdo está previsto na grade curricular e engloba até oito aulas da disciplina. Ela fala como surgiu a ideia do projeto.

“O intuito maior foi trabalhar a alimentação dos alunos, frisamos na questão de ser nutricional e equilibrada, também falamos da importância dos integrais para o bom funcionamento do organismo. No início tivemos uma barreira para a aceitação deles, pois no mercado onde compramos os alimentos é tudo muito colorido, porém muitas vezes não é saudável. O que ouvíamos era isso não é bom, não são gostosas aquelas sementes, aqueles grãos”.

De acordo com a professora quando se teve novamente outra ideia, tudo mudou, e os estudantes passaram a gostar mais do assunto. “Quando fizemos o café onde só tinha ingredientes ricos em fibras e nutrientes, eles perceberam que era saboroso e que dava para estar colocando isso na sua alimentação”, falou Andréia. Ela destaca ainda que, apesar do conteúdo ser abordado em um determinado período, o aprendizado continua e várias questões são comentadas em sala durante o ano.

Para a secretária de educação cultura e desporto, Joana Demori, a escola é o melhor locar para disseminar informações que contribuem diretamente na vida das crianças. “Parabéns a todos, a professora, a direção da escola, mas principalmente aos alunos por desenvolver este projeto. Quando a gente vai desejar algo para alguém, desejamos sempre saúde, e isso começa por uma boa alimentação e prática de exercícios também”, falou.

“Fiquei muito feliz pela iniciativa e pelo convite para ver tudo de perto. Eu sou adepta a alimentação saudável há muito tempo, pois cuidando disso, temos uma vida melhor, nosso organismo funciona bem. Parabéns pela ação, que busca trabalhar toda a comunidade, já que as crianças levam o que aprendem para os pais, demais familiares e amigos”, comentou a prefeita, Solange Schlichting (Chica).

Ao final da fala da prefeita, da secretária e das apresentações do projeto, todos os presentes puderam saborear o café produzido de forma integral com a ajuda dos alunos.

 

 

Comentários