Semana de Enfermagem começa nesta terça no Hospital Regional Alto Vale

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

“A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”. Este será o tema central da Semana de Enfermagem que será realizada pelo Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, entre os dias 15 e 17 de maio. O evento também é comemorado em todo o país entre os dias 12 e 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).

Estas datas foram definidas em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil.

A abertura do evento vai ocorrer na terça-feira (15), às 19h30, no auditório. A primeira palestra, com início previsto para às 20h30, vai ser ministrada por Silvania Weiss. O tema abordado será “Processos Gerenciais”.

Para o dia 16 (quarta-feira) foram programados quatro eventos. Às 9h30, o jornalista Roberto Ribeiro falará sobre “Comunicação em Saúde”. Às 14h30, a médica Daniela Hobus destacará o tema “A enfermagem no atendimento humanizado à gestante no trabalho de parto e pós parto”. Na sequência, o grupo de teatro entrará em cena com a peça “Juízo Final” para discutir a sistematização da assistência de enferemagem.

Para fechar o dia a comissão organizadora programou uma “mesa redonda” para debater o tema “As diferentes dimensões do cuidar”, com quatro enfermeiros: Celeste Oelke Schaefer, Diogo Brasil, Kelly Christen Baade e Tamara Matamala Plens.

E no dia 17 (quinta-feira), três encontros fecharão a Semana de Enefermagem. Às 9h30, o médico Fernando Thiesen do Amarante vai abordar o tema “Cuidados com o paciente oncológico”. Às 14h30 vai ser a vez da enferemeira Charlene Verusa trazer o tema “O papel da enfermagem no cuidado ao paciente potencial doador de órgãos e tecidos para transplante”. E às 19h30, o engenheiro de produção Odair da Rosa fecha o ciclo de palestras com “Pensando a jornada do paciente”.

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então diretora Laís Netto dos Reys.

Comentários