Salete assina termo de adesão aos protocolos de enfermagem

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Nos dias 07 a 09 de maio, profissionais de enfermagem do município de Salete acompanhadas da secretária de saúde, Josiane Kraieski, estiveram no Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), em Florianópolis, na busca de uma nova ferramenta de trabalho.

A equipe participou de uma capacitação detalhada sobre os procedimentos para uso e implantação dos protocolos de enfermagem, que foram desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Os protocolos definem os procedimentos da enfermagem em quatro áreas mais demandadas na Atenção Básica: Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida, Infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse saúde coletiva, Dengue/Tuberculose, Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto, e Diabetes e Hipertensão e outros fatores associados a doenças cardiovasculares.

Na oportunidade, a secretária de saúde de Salete junto da presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, assinou o Termo de Adesão para uso desta ferramenta no município. Josiane comentou o que representa este avanço no setor.

            “Esses protocolos de enfermagem eram desejados há muito tempo pelas profissionais, só que em outras administrações não havia este apoio para a consolidação. Isso é algo que é muito comemorado por elas para demonstrarem seu trabalho, também vem ajudar na redução das filas de espera e no acolhimento mais humanizado dos pacientes. O processo de implantação será demorado, mas aos poucos isso vai melhorar nosso atendimento na Atenção Básica”, concluiu.

Comentários