Publicado há 10:28 | Atualizado em 04/12/19 às 01:12

Polícia Federal cumpre mandado em Presidente Getúlio em operação de tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em quatro estados brasileiros, entre eles Santa Catarina. Ao todo, foram expedidos cerca de 50 mandados judiciais, ao menos 13 de prisão e 33 de busca e apreensão.

Um mandado judicial foi cumprido na cidade de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí. A maior parte dos mandados foi cumprida em cidades do interior de São Paulo. A operação, chamada de Voo Baixo, também tem alvos nos estados do Mato Grosso do Sul e da Bahia.

Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso era comandado por um suposto empresário do interior de São Paulo, que articulava a compra e o transporte aéreo da droga de traficantes bolivianos, recebia a cocaína no Mato Grosso do Sul e a transportava por meio de aviões ao estado de São Paulo. Conforme informações do G1, ele foi preso nesta manhã em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul.

Iniciada em maio de 2018, a ação da Polícia Federal já resultou em apreensões que totalizam aproximadamente 2,6 toneladas de cocaína e na prisão de outras 11 pessoas.

Além dos mandados judiciais, foram realizadas apreensões de 15 aeronaves e solicitado o sequestro de imóveis, incluindo três fazendas.

São 13 mandados de prisão temporária e 33 de busca e apreensão em quatro estados. Os 46 mandados judiciais foram cumpridos pela PF nas cidades Araçatuba/SP (4), Campinas/SP (2), Dourado/SP (1), Guararapes/SP (1), Jaú/SP (1), Pereira Barreto/SP (3), Ribeirão Preto/SP (1), São José do Rio Preto/SP (8), São Paulo/SP (1), Vargem Grande Paulista/SP (1), Cassilândia/MS (2), Alcinópolis (1), Coxim/MS (3) e Três Lagoas/MS (2), Presidente Getúlio/SC (1) e Eunápolis/BA (1).