- A informação que gera opinião!

Barragem de Ituporanga recebe as primeiras máquinas para a reforma

A empresa contratada para realizar a reforma da Barragem de Ituporanga já iniciou os trabalhos, com as máquinas já presentes no local. Foto: Coredec/SDC

Por Redação

5 de novembro de 2024

às 19:26

Compartilhe

A Barragem de Ituporanga está prestes a passar por uma significativa transformação. As primeiras máquinas chegaram ao local da obra, nesta terça-feira, 5, dando início a uma reforma que ocorre pela primeira vez em meio século, com um investimento total de R$ 23 milhões. A intervenção foi planejada após uma análise técnica detalhada que identificou a necessidade urgente de modernização da estrutura

As melhorias previstas incluem a substituição de todas as cinco comportas da barragem, revisão das galerias de concreto, troca da blindagem metálica e restauração do sistema elétrico. Uma das principais inovações será a automação, que permitirá a operação remota da barragem pelos técnicos da Defesa Civil, aumentando a eficiência e a segurança das operações.

Duas etapas

A reforma será realizada em duas fases. A primeira contempla a execução de obras emergenciais, focando no pleno funcionamento das comportas 4 e 5. A ordem de serviço foi assinada no último dia 30 pelo governador Jorginho Mello, e a empresa vencedora já iniciou os trabalhos, com todo o maquinário colocado na obra para dar início às atividades. Essa etapa está programada para ser concluída em até 40 dias.

“Esta reforma é um marco para a segurança hídrica da nossa região. Estamos investindo em tecnologia e infraestrutura para garantir que a Barragem de Ituporanga atenda às necessidades da população com segurança e eficiência”, afirma o secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Últimas notícias

Profissional teve nome, CPF e número de registro vinculados a eventos dos quais não participou
Mostra de Larissa Arpana reúne 20 trabalhos na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.
A segurança do sistema não depende de um único mecanismo.