- A informação que gera opinião!

MPSC apura possíveis irregularidades na aquisição de plataforma de telemedicina pelo CIASC para a Secretaria de Estado da Saúde

A compra sem licitação foi feita pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e resultou em contrato de mais de R$ 500 milhões. Promotorias de Justiça instauraram notícia de fato a partir de informações divulgadas pela mídia.

Por Redação

8 de novembro de 2024

às 08:57

Compartilhe

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma Notícia de Fato para apurar possíveis irregularidades na compra direta – sem licitação – de uma plataforma digital de telemedicina para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), conduzida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), que resultou na contratação da empresa Integra Saúde Digital Telemedicina pelo valor de R$ 547 milhões.

O procedimento foi instaurado de ofício pela 7ª e pela 26ª Promotorias de Justiça da Comarca da Capital, ambas com atuação na área da moralidade administrativa, a partir de informações veiculadas em órgãos de imprensa denunciando as supostas irregularidades.

Segundo noticiado pela mídia, a empresa contratada teria se instalado em Santa Catarina apenas três dias antes de apresentar proposta comercial para a contratação, e servidores da SES teriam procurado órgãos do Estado preocupados com pressões para acelerar o processo.

A fim de esclarecer os fatos, inicialmente os Promotores de Justiça Rafael de Moraes Lima (7ª PJ) e Andrey Cunha Amorim (26ª PJ) solicitaram à SES e ao CIASC, por meio de ofício, manifestação sobre os fatos noticiados pela imprensa e requisitaram cópia integral do processo administrativo que deu origem à contratação. O prazo para resposta é de 10 dias.

Os Promotores de Justiça também encaminharam expediente ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) solicitando informações sobre eventual procedimento em trâmite para investigar as irregularidades noticiadas e, em caso positivo, a identificação do número dos autos, a fim de possibilitar o compartilhamento de informações.

A partir da análise das informações iniciais solicitadas, os Promotores de Justiça decidirão sobre os encaminhamentos subsequentes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Imagem: Processo do Ciasc

Últimas notícias

A segurança do sistema não depende de um único mecanismo.
Carreira iniciou em 16 de setembro de 1976, quando assumiu o cargo de oficial de justiça na Capital 
Despesas ficarão limitadas ao valor máximo da diária já paga a servidores públicos federais