A Câmara de Vereadores de Taió aprovou projeto de lei ordinária (PLO 002/2026) que trata da inclusão da Educação Financeira na rede pública municipal de ensino. O projeto foi aprovado em segunda votação nesta segunda-feira (20), por todos os vereadores e segue para a redação final.
A proposta, de iniciativa do vereador Acelino Zanghelini Júnior, não cria disciplina autônoma, não altera carga horária de ensino, não cria cargos, funções ou despesas específicas. “É algo simples, se a gente conseguir estimular pautas como essa da educação financeira dentro das escolas, quando os jovens forem ingressar no mercado de trabalho, vão ter uma carga técnica um pouco melhor. Temos que estimular de criança”, declarou o autor do projeto.
O objetivo é incluir de maneira transversal, ou seja, integrar as disciplinas para inclusão do ensino sobre a gestão consciente e responsável de recursos financeiros pessoais e familiares, consumo consciente e sustentável, noções básicas de planejamento orçamentário, poupança e uso adequado do crédito, prevenção de superendividamento, cidadania e responsabilidade econômica.
O projeto confere ao Executivo municipal, o poder de regulamentação para a implementação das estratégias pedagógicas.
Fonte: Albanir Buzzi Junior – Jornalista