Amplo, moderno e acessível. Assim é o novo espaço do Ambulatório Geral de Especialidades, que, nesta semana, passou a funcionar na Rua Henrique Fuerbringer, nº 455, 2º andar, em frente a Câmara de Vereadores. O objetivo é melhorar o atendimento aos usuários, ao concentrar as especialidades em saúde oferecidas pelo município.
Com a mudança, todos os especialistas passarão a atender no mesmo local. Outros serviços como Central de Atendimento, Sala de Escuta e Transporte Fora de Domicílio estão no mesmo prédio.
“Antes, os médicos estavam atendendo no espaço montado na UBS do Niterói, a parte administrativa na Secretaria de Saúde e alguns especialistas como fonoaudióloga, nutricionista e fisioterapeuta, em outras Unidades de Saúde”, explica a secretária, Iara Possamai.
“Procuramos sempre melhorar o acesso dos usuários à saúde, pois sabemos o quanto é um serviço essencial. Primeiro criamos o AGE, para evitar deslocamento e despesas do cidadão getuliense, que precisava sair do município para uma consulta especializada. Agora, centralizamos todos os profissionais”, completa o prefeito, Nelson Virtuoso.
Atualmente, as especialidades médicas oferecidas são pediatria, urologia, cardiologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, ginecologia, neurologia e consultas com cirurgião vascular. O AGE realiza também consultas com psicóloga, fisioterapeuta e práticas integrativas.
Outros serviços oferecidos no ambulatório são exames de ultrassonografia, eletroneuromiografia, ecocardiograma, mapa, holter, eletrocardiograma, ultrassonografia, nasolaringoscopia e videolaringoscopia.
Para ser atendido no AGE, é necessário ter encaminhamento prévio de clínico geral da Unidade Básica de Saúde de referência.

Novidade
Pioneira no Alto Vale, Presidente Getúlio implantou a Sala de Escuta especializada. Essa é uma determinação da Lei Federal nº 13431.
O serviço vai ampliar proteção às crianças vítimas ou testemunhas de violência. O grupo de trabalho será formado por assistente social, psicóloga, enfermeiro e conselheiro tutelar e profissional da rede de educação.
Além da escuta qualificada, no mesmo espaço acontecerá o atendimento da demanda de serviço social do AGE.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Município de Presidente Getúlio