- A informação que gera opinião!

Assistência Social é destaque em sessão da Câmara de Taió

Secretário respondeu questionamentos e apresentou informações de serviços realizados pela pasta.

Por Redação

18 de agosto de 2021

às 10:50

Compartilhe

 O Secretário Municipal de Assistência Social, Jeferson Kniess participou da sessão da Câmara de Vereadores de Taió para esclarecer procedimentos e informar os trabalhos realizados dentro da pasta, no período do início do ano até o presente momento. O secretário falou sobre a regulamentação dos atendimentos de média complexidade, sobre a situação dos cemitérios municipais e também a média de atendimentos mensais prestados pela Assistência.

 A participação iniciou com esclarecimento sobre a vedação de distribuição de leite e dietas especiais, como é o caso de fórmulas especiais para as famílias que necessitam. Kniess esclareceu que por força de lei, esse serviço não pode ser prestado pela secretaria que comanda. “Segundo a lei 3.656/2013 essas provisões fazem parte da política de proteção básica à saúde”, declarou.

 Atendimentos

 A Assistência Social tem mantido uma média de 200 famílias atendidas no município. O secretário informou que esse número chegou a ser maior, 500 famílias. Segundo ele, a identificação dos problemas ajudou a tirar muitas pessoas dessa situação. “Hoje são mais de 200 famílias que utilizam dos serviços da Assistência Social, isso entra Bolsa Família, cesta de alimentos básicos e em alguns casos auxílio moradia, conforme análise da equipe de assistentes sociais”, declarou.

 Média Complexidade

 O secretário também explicou que a Secretaria tem realizado atendimento de atenção básica através Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), da alta complexidade através da Casa Lar e também tem procurado fazer melhorias em atendimentos de média complexidade. Em breve um projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara para a regulamentação de atividades e implementação de melhorias. “Estamos montando essa lei para que possamos ter uma equipe que atenda à demanda que temos, pois não tínhamos esse atendimento [média complexidade] regulamentado, conto com o apoio dos vereadores”, disse.

 Cemitérios Municipais

 O tema cemitérios municipais, que até o fim de 2021 ainda são de responsabilidade da Secretaria, também entrou na pauta. O secretário informou que o Município tem estudado maneiras de aproveitar melhor a área do cemitério Campo Santo, enquanto não adquire novo terreno com as licenças necessárias. “Utilizaremos aquele espaço ainda vazio em mais uma leva de carneiras e existe a ideia de trabalhar com gavetas na parte lateral do cemitério para otimizar o espaço, enquanto não há perspectiva de aquisição de um novo terreno”, concluiu o Secretário.

 A partir de 2022 a manutenção dos cemitérios municipais em Taió passará a ser responsabilidade da Secretaria de Obras, conforme projeto de lei ordinária (PLO 016/2021) aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores.

 Fonte: Assessoria, Câmara de Vereadores de Taió

Últimas notícias

Ao todo, 963 unidades escolares, de um total de 1.064, passaram por melhorias.
Alto risco ronda pacientes das Unidades Básicas de Saúde Vila Mariana e Centro/Palmital. Aviso foi divulgado em nome da secretária de Saúde, Rozi Terezinha de Souza. Mensagem tenta amenizar a gravidade da situação ao informar que locais de atendimento estão “temporariamente sem médicos”. Como se tal circunstância não fosse um absurdo inadmissível. O anúncio nem sequer diz quando novos profissionais assumirão as vagas. Apenas sustenta que Rozi “já” tomou providência. Mas, diante de tamanha ameaça, o portal Alto Vale Agora troca o “já” de Rozi por um “POR QUE” dirigido à secretária. Leia e entenda...
Esses projetos receberão os recursos em até quatro parcelas.