- A informação que gera opinião!

Canal de aulas na TV aberta de Santa Catarina, Educa SC estreia nesta segunda

Às 7h30, iniciaram as aulas do canal .2, que atendem aos alunos do 1º do 7º ano do Ensino Fundamental.

Por Redação

16 de agosto de 2021

às 09:40

Compartilhe

 A semana começa com uma novidade para a educação catarinense: a estreia do Educa SC, projeto com dois canais em TV aberta para transmissão de aulas durante o dia inteiro. A programação iniciou às 07h15 desta segunda-feira, 16, com transmissão nos canais .2 e segue ao longo do dia com aulas para todas as séries, além de conteúdos educativos e informativos.

 A abertura do Educa SC será com o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, e a equipe gestora que participou da criação do projeto. O objetivo é fazer o acolhimento de professores, alunos e pais que estarão conhecendo o canal, explicando de forma breve os objetivos pedagógicos desta nova ferramenta pedagógica.

 Às 7h30, iniciaram as aulas do canal .2, que atendem aos alunos do 1º do 7º ano do Ensino Fundamental. Já os canais .3 iniciam às 7h45 com o acolhimento e a partir das 8h com as aulas para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

 Como assistir ao Educa SC?

 O número dos canais fica dividido da seguinte forma, por região:

 – Joinville: 8.2 e 8.3;

 – Blumenau: 10.2 e 10.3;

 – Itajaí: 7.2 e 7.3;

 – Florianópolis: 4.2 e 4.3;

 – Criciúma: 25.2 e 25.3;

 – Chapecó: 10.2 e 10.3;

 – Xanxerê: 3.2 e 3.3.

 Alunos devem marcar a presença durante as aulas

 Para que os alunos possam registrar sua presença, haverá um QR Code na tela da TV no início, meio e fim de cada aula. Os alunos devem usar a câmera do celular para “escanear” o código de verificação, que irá direcioná-los para uma página do portal Educa SC. Nesta página, eles devem digitar a cidade, a escola, a sua matrícula e o código de validação que vai estar na tela da TV.

 Cada aula terá o próprio código, por isso os alunos devem anotá-lo para marcar a presença. As aulas estarão disponíveis para acesso no dia seguinte no canal do YouTube do Educa SC, mas não haverá o código de validação que aparece durante a transmissão na TV.

 Conteúdos educativos e informativos entre as aulas

 Após o primeiro bloco de aulas, haverá um programa para que a comunidade escolar conheça mais detalhes sobre o projeto. A equipe pedagógica da Secretaria de Estado da Educação vai explicar como os canais podem auxiliar os professores, como relacionar com o conteúdo de sala de aula, como os alunos podem aproveitar ao máximo essa nova ferramenta, entre outras questões.

 Ao longo da semana, entre os blocos de aulas, haverá conteúdos inéditos produzidos no estúdio do Educa SC com participação da comunidade escolar. Serão conteúdos sobre o Novo Ensino Médio, preparação para o Enem, programas informativos como o Educação em Dia, entre outras novidades que ainda serão anunciadas.

 Fonte: Secom/SC

Últimas notícias

Ao todo, 963 unidades escolares, de um total de 1.064, passaram por melhorias.
Alto risco ronda pacientes das Unidades Básicas de Saúde Vila Mariana e Centro/Palmital. Aviso foi divulgado em nome da secretária de Saúde, Rozi Terezinha de Souza. Mensagem tenta amenizar a gravidade da situação ao informar que locais de atendimento estão “temporariamente sem médicos”. Como se tal circunstância não fosse um absurdo inadmissível. O anúncio nem sequer diz quando novos profissionais assumirão as vagas. Apenas sustenta que Rozi “já” tomou providência. Mas, diante de tamanha ameaça, o portal Alto Vale Agora troca o “já” de Rozi por um “POR QUE” dirigido à secretária. Leia e entenda...
Esses projetos receberão os recursos em até quatro parcelas.