Em plena crise econômica, chamou a atenção que o prefeito de Ibirama (SC), Adriano Poffo (MDB), contratou “serviços de telefonia móvel pessoal” para “100 linhas individuais” destinadas ao “uso no serviço operacional e administrativo das secretarias” municipais. O valor inicial do contrato com a Telefônica Brasil S.A., sediada em São Paulo, é de R$ 47.880,00.
Há poucos dados sobre o acordo no Portal da Transparência da prefeitura. A maior parte das abas do sistema – criado para postar informações públicas de direito dos cidadãos -, está vazia. Nem o edital da licitação aparece.
Apenas é permitido saber alguns detalhes. Entre eles, que a vigência do contrato vai de 31 de janeiro de 2022 a 31 de janeiro do próximo ano, que se trata de um negócio feito na modalidade de pregão eletrônico e que os recursos sairão da Secretaria de Administração e Finanças.

Mistérios
Não se sabe se o pacote acertado com a empresa inclui oferta ilimitada de ligações e dados móveis ou se haverá acréscimo de cobrança em caso de consumo extra.
A equipe do Alto Vale Agora realizou uma ampla procura no Portal da Transparência em busca de uma resposta: será que a prefeitura de Ibirama gastará ainda mais dinheiro para comprar aparelhos novos e dar suporte à centena de “linhas individuais” de celulares que adquiriu?
Como “não existem anexos para a Licitação selecionada” na plataforma pública, não dá pra saber.
Mas, por enquanto, não encontramos nenhum outro acordo tratando da possibilidade dessa aquisição paralela.
‘Alô, é da prefeitura?’
Outra dúvida permanece para a nossa reportagem: será que o executivo divulgará uma lista pública com os números telefônicos e o nome das pessoas e unidades que receberão as linhas?
Afinal, como é o povo que pagará essa despesa, nada mais justo que o cidadão, em caso de necessidade ou emergência, também possa telefonar diretamente para os servidores privilegiados. Em regime de plantão, mesmo fora do horário do expediente. Não acha?
Diante dos mistérios, informamos ao internauta que estamos de olho…

Necessidade ou mordomia?
Na sua opinião, instituições públicas deveriam disponibilizar os chamados telefones funcionais, mesmo já gastando com toda a tecnologia de comunicação permitida pela internet?
Tais linhas são necessidade, questão de segurança, ou é mais uma das muitas mordomias pagas pelo povo?
Você concorda com esse tipo de gasto do dinheiro do contribuinte?
Quando estão fora das repartições, servidores públicos poderiam usar os seus próprios telefones para receber chamadas do executivo, como faz a maioria dos trabalhadores do setor privado?
Algumas linhas de emergência podem até ser necessárias, mas CEM não é demais para Ibirama?
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Espaço aberto
Como o Portal da Transparência de Ibirama não traz detalhes do contrato como deveria, o Alto Vale Agora deixa o espaço aberto para a prefeitura esclarecer as nossas dúvidas, que são as mesmas de um cidadão que acessa a plataforma pública do município.
Assim que recebermos as explicações, levaremos elas ao seu conhecimento.
(Contrato Superior: 6/2022 | Licitação: 5/2022 | Modalidade: Pregão Eletrônico)
Fonte: Redação