A administração municipal, liderada pelo prefeito Aristides Valentini (PSDB) e vice-prefeito Udo Gutz (PL), intensifica as ações de proteção e conscientização de alunos através da Secretaria de Saúde. Sob a condução da secretária Rosecler Poleza Cirico, o setor promove mudanças significativas nas políticas de prevenção em saúde.
Ação educativa nas escolas da rede pública
Equipes da Secretaria de Saúde visitaram as escolas da rede pública municipal para abordar diretamente com os estudantes os riscos do tabagismo. A iniciativa teve como tema central “Cigarro e vape: perigos reais para a saúde dos nossos jovens!”
A campanha busca conscientizar os jovens sobre os malefícios do uso de cigarros convencionais e dispositivos eletrônicos para fumar, que têm ganhado popularidade entre adolescentes nos últimos anos.

Foco nos impactos na saúde bucal
A dentista Andrea, integrante da equipe de saúde municipal, foi responsável por explicar aos estudantes os sérios impactos que o cigarro e os vapes causam especificamente na saúde bucal. Entre os problemas apresentados estão gengivite, cáries, mau hálito e até mesmo o desenvolvimento de câncer bucal.
A abordagem técnica, mas acessível aos jovens, permite que os estudantes compreendam de forma clara e objetiva os riscos imediatos e de longo prazo associados ao uso destes produtos.
Parceria entre Saúde e Educação
A iniciativa representa importante parceria entre as secretarias de Saúde e Educação do município. “Sempre uma alegria estar junto da Educação, somando forças por uma juventude mais consciente e saudável”, destacou a equipe de saúde municipal.
Esta colaboração intersetorial fortalece o alcance das ações preventivas, utilizando o ambiente escolar como espaço privilegiado para a promoção de hábitos saudáveis entre os jovens.

Novo olhar na gestão da saúde
A campanha educativa representa o “novo olhar” da administração Aristides e Udo para a proteção e conscientização em saúde. Sob a liderança da secretária Rosecler Poleza Cirico, a Secretaria de Saúde tem implementado ações inovadoras e mudanças estruturais no setor.