- A informação que gera opinião!

Começa o lançamento das vigas da ponte do bairro Bela Aliança ao Navegantes

Estruturas serão erguidas por guindastes, em operação que depende da redução do nível do rio Itajaí-Açu

Por Redação

22 de setembro de 2021

às 11:00

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 A obra de construção da ponte que ligará os bairros Bela Aliança ao Navegantes continua em ritmo acelerado. Nesta semana, está previsto o início da colocação das primeiras de 35 vigas que sustentarão a pista de rolamento, mas a elevação do nível do rio Itajaí-Açu deve atrasar um pouco o cronograma.

 Segundo cálculos da empresa responsável pela obra e pela equipe de engenharia da prefeitura de Rio do Sul, cerca de 60% da estrutura da ponte já está concluída. O trabalho continua nesta semana em diversas frentes de trabalho, com as vigas que precisam de guindastes para colocação. Cada uma destas estruturas tem peso que ultrapassa 20 toneladas.

 Ponte é a maior obra em andamento no município

 Esta é a maior obra pública realizada pelo município em Rio do Sul, com investimento de R$ 10.191.499,63 na construção da ponte que terá 192 metros de extensão, 13 metros de largura e vai comportar pista dupla, ciclovia e área de pedestres. O valor, financiado pelo município inclui ainda a pavimentação de 907 metros de pista que dará acesso à ponte, tanto pela Estrada Blumenau, no bairro Bremer, como pela Estrada Geral Navegantes. Uma obra complementar na região, ligando a ponte até a BR-470, passando pela rua Lilly Bremer, já foi licitada e será iniciada em breve, com orçamento de cerca de R$ 2,3 milhões.

 A empreiteira responsável pela obra é a Itaúba, do Paraná, com prazo estimado de entrega ainda para 2021. E segundo o prefeito José Thomé, a estrutura vai completar o projeto do novo Acesso Leste da cidade, onde há planos de completa estrutura para desviar o trânsito pesado de indústrias e empresas da região, sem a necessidade de passar pela área urbana da cidade de Rio do Sul ou até mesmo de Lontras, para chegar à BR-470.

 “Temos centenas de empresas de pequeno, médio e grande porte que serão beneficiadas, além de um número enorme de trabalhadores ou da própria comunidade local que poderão fazer a travessia com tranquilidade”, explica Thomé.

 A ponte terá capacidade para caminhões pesados, sendo a única opção nesta região da cidade sem ser a ponte da rua Ivo Silveira ou até o município de Lontras. “Pensamos a estrutura nesta região pois atende várias comunidades, moradores e também as indústrias. É algo que vai beneficiar a região e trazer desenvolvimento”, declara.

 Fonte: Departamento de Comunicação, Prefeitura de Rio do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Evento aberto ao público será dia 19 de outubro apenas pela internet.
O investimento do Governo do Estado inclui 1,1 mil bolsas de pós-graduação para professores.
O repasse de recursos será para famílias de 19 municípios da região Oeste.