- A informação que gera opinião!
Pesquisar
Close this search box.

Começa o lançamento das vigas da ponte do bairro Bela Aliança ao Navegantes

Estruturas serão erguidas por guindastes, em operação que depende da redução do nível do rio Itajaí-Açu

Por Redação

22 de setembro de 2021

às 11:00

Compartilhe

 A obra de construção da ponte que ligará os bairros Bela Aliança ao Navegantes continua em ritmo acelerado. Nesta semana, está previsto o início da colocação das primeiras de 35 vigas que sustentarão a pista de rolamento, mas a elevação do nível do rio Itajaí-Açu deve atrasar um pouco o cronograma.

 Segundo cálculos da empresa responsável pela obra e pela equipe de engenharia da prefeitura de Rio do Sul, cerca de 60% da estrutura da ponte já está concluída. O trabalho continua nesta semana em diversas frentes de trabalho, com as vigas que precisam de guindastes para colocação. Cada uma destas estruturas tem peso que ultrapassa 20 toneladas.

 Ponte é a maior obra em andamento no município

 Esta é a maior obra pública realizada pelo município em Rio do Sul, com investimento de R$ 10.191.499,63 na construção da ponte que terá 192 metros de extensão, 13 metros de largura e vai comportar pista dupla, ciclovia e área de pedestres. O valor, financiado pelo município inclui ainda a pavimentação de 907 metros de pista que dará acesso à ponte, tanto pela Estrada Blumenau, no bairro Bremer, como pela Estrada Geral Navegantes. Uma obra complementar na região, ligando a ponte até a BR-470, passando pela rua Lilly Bremer, já foi licitada e será iniciada em breve, com orçamento de cerca de R$ 2,3 milhões.

 A empreiteira responsável pela obra é a Itaúba, do Paraná, com prazo estimado de entrega ainda para 2021. E segundo o prefeito José Thomé, a estrutura vai completar o projeto do novo Acesso Leste da cidade, onde há planos de completa estrutura para desviar o trânsito pesado de indústrias e empresas da região, sem a necessidade de passar pela área urbana da cidade de Rio do Sul ou até mesmo de Lontras, para chegar à BR-470.

 “Temos centenas de empresas de pequeno, médio e grande porte que serão beneficiadas, além de um número enorme de trabalhadores ou da própria comunidade local que poderão fazer a travessia com tranquilidade”, explica Thomé.

 A ponte terá capacidade para caminhões pesados, sendo a única opção nesta região da cidade sem ser a ponte da rua Ivo Silveira ou até o município de Lontras. “Pensamos a estrutura nesta região pois atende várias comunidades, moradores e também as indústrias. É algo que vai beneficiar a região e trazer desenvolvimento”, declara.

 Fonte: Departamento de Comunicação, Prefeitura de Rio do Sul

Últimas notícias

O Universidade Gratuita tem o objetivo de oferecer até 75 mil vagas gratuitas
Eles foram adquiridos através de emenda impositiva