- A informação que gera opinião!

Comissão vai debater uso da tecnologia para rastreamento de contato no combate à Covid-19

Uso do bluetooth pode ajudar a rastrear os contatos e reduzir a disseminação do vírus.

Por Redação

24 de junho de 2021

às 09:40

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 O deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), que pediu a audiência, lembra que o rastreamento de contato é uma ferramenta usada historicamente no enfrentamento de pandemias e, também, como atividade de vigilância epidemiológica no cotidiano das ações de saúde pública no monitoramento das doenças infecciosas.

 A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (24) sobre o tema: “Rastreamento de Contato em Pandemias de Vírus Respiratório”.

 No entanto, segundo ele, centros de pesquisa, em parceria com governos estaduais, têm tentado fazer uso da tecnologia bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a disseminação da Covid-19 por meio do rastreamento de contato, mas encontraram barreiras.

 Google e Apple

 Monteiro informou que as empresas Google e Apple se recusaram a compartilhar as interfaces de programação de aplicativos (APIs) para outras autoridades sanitárias do Brasil que não fosse o governo federal.

 Foram convidados para a audiência pública, entre outros nomes, o representante da Google Marcelo Lacerda; a representante da Apple Marcia Miya; o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, José Gustavo Sampaio Gontijo; e o representante da ONG Dados do Bem Fernando Bozza.

 Fonte: Agência Câmara de Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

A campanha pretende combater violência contra a mulher.
Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a unificar documentos civis em um só dispositivo
Já com a segunda dose, são 1.271.313 de catarinenses, dos grupos prioritários