O deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), que pediu a audiência, lembra que o rastreamento de contato é uma ferramenta usada historicamente no enfrentamento de pandemias e, também, como atividade de vigilância epidemiológica no cotidiano das ações de saúde pública no monitoramento das doenças infecciosas.
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (24) sobre o tema: “Rastreamento de Contato em Pandemias de Vírus Respiratório”.
No entanto, segundo ele, centros de pesquisa, em parceria com governos estaduais, têm tentado fazer uso da tecnologia bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a disseminação da Covid-19 por meio do rastreamento de contato, mas encontraram barreiras.
Google e Apple
Monteiro informou que as empresas Google e Apple se recusaram a compartilhar as interfaces de programação de aplicativos (APIs) para outras autoridades sanitárias do Brasil que não fosse o governo federal.
Foram convidados para a audiência pública, entre outros nomes, o representante da Google Marcelo Lacerda; a representante da Apple Marcia Miya; o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, José Gustavo Sampaio Gontijo; e o representante da ONG Dados do Bem Fernando Bozza.
Fonte: Agência Câmara de Notícias