- A informação que gera opinião!

Desembargador Júlio Machado lança livro sobre a obra Fundamentos da Política Jurídica

Segundo a sinopse, a obra permite uma jornada de aprendizagem sobre o pensamento vivo do professor Osvaldo Ferreira de Melo, tio do magistrado.

Por Redação

8 de dezembro de 2021

às 13:40

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 O desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo lança mais uma publicação de sua autoria, o livro “Apontamentos sobre a obra Fundamentos da Política Jurídica de Osvaldo Ferreira de Melo”, pela EMais Editora. Segundo a sinopse, a obra permite uma jornada de aprendizagem sobre o pensamento vivo do professor Osvaldo Ferreira de Melo, tio do magistrado, além de resgatar e situar os agentes jurídicos do autor e sua obra, fornecendo os COP (Conceitos Operacionais – na linha do professor Pasold) para que o leitor tenha um guia para aprofundamento de seus estudos.

 O prefácio da obra, escrito pelo professor doutor Cesar Luiz Pasold, afirma que foi “em momento muito oportuno que o magistrado decidiu tecer comentários e apresentar suas percepções sobre uma das obras mais importantes para a compreensão do direito e da sua formação”. O livro é dividido em oito momentos, sendo eles: Política Jurídica – Justiça e Utilidade, passando por Fundamentos da Política Jurídica segundo Osvaldo Ferreira de Melo; A Política Jurídica segundo Enfoque do Jusnaturalismo (Pascual Marin Perez); Normativismo (Hans Kelsen); Empirismo (Alf Ross) e Culturalismo (Miguel Reale); Referenciais Teóricos da Política Jurídica segundo os Postulados Osvaldo Ferreira de Melo; Ética e Política – Uma Interação Necessária; Ética e Estética da Convivência segundo Osvaldo Ferreira de Melo; e Legitimidade X Legalidade.

 “O livro, então, pode servir para que a geração que não teve a oportunidade de ouvir e dialogar com o professor Osvaldo possa tomar contato com a potência de sua obra, além de propiciar, aos que o conheceram, o resgate de sua importância. A chama viva do nosso eterno professor Osvaldo Ferreira de Melo encontra, nas linhas aqui escritas, a aposta no saber dedicado, paciente e diferenciado no humano, no futuro e na Democracia”, é como resenha a publicação o juiz Alexandre Morais da Rosa, da 3ª Turma Recursal do Poder Judiciário de Santa Catarina. O livro já está disponível para compra no site da EMais Editora e também na loja física da editora em Florianópolis.

 Fonte: TJSC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

O resultado deste trabalho pode ser conferido até dia 10 de janeiro.
 A homenageada lutou por uma educação justa e igualitária para as crianças e jovens. O reconhecimento dos deputados é por sua dedicação, compromisso e iniciativa exemplar em prol de ações afirmativas para inclusão social.