A Semana Nacional de Educação Financeira, em 2024, ocorre entre os dias 13 e 19 de maio, com ações de conscientização para educação e proteção financeira em todo o Brasil. A iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira acontece anualmente desde 2014 e o Sicoob Alto Vale é um dos parceiros e propagadores dessas ações.
Nesta semana, são vários eventos confirmados na região: contação de histórias para crianças, palestras para colaboradores de empresas cooperadas, consultorias e bate-papo em instituições de ensino. Além disso, como ocorre todos os anos, o Sicoob Alto Vale, em parceria com os meios de comunicação, inclui na programação ao longo da Semana ENEF dicas de educação e proteção financeira.
Este ano, além de informação, a Semana Nacional de Educação Financeira chama atenção para o Rio Grande do Sul, e a importância da cooperação e da solidariedade. O tema trabalhado em todo o Brasil, por diferentes instituições financeiras e parceiros, por orientação do Fórum Brasileiro de Educação Financeira é: Proteção Financeira e Solidariedade aos Irmãos do Rio Grande do Sul.
O Sicoob, por meio do Instituto Sicoob, tem à disposição um PIX, onde as pessoas podem fazer doações: SOS Rio Grande do Sul. Importante ressaltar, que por meio de uma campanha como essa, no final do ano passado, a nossa região recebeu recursos para os municípios atingidos. Chave PIX: CNPJ 07.147.834/0001-73 – Favorecido: Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustenável.

Sobre a SENEF
A Semana ENEF é um evento anual com abrangência nacional, realizado desde 2014, e com foco na promoção de ações e iniciativas gratuitas que colabaram para a disseminação e o aumento da educação financeira para jovens e adultos.
Ao longo da campanha, são promovidas iniciativas gratuitas com foco em: mitigar riscos financeiros cibernéticos; promover o combate e a prevenção a fraudes; promover a segurança da informação.
Fonte: Jornalista Aline Kummrow