- A informação que gera opinião!
Pesquisar
Close this search box.

Em Blumenau, governador determina retomada das obras da Via Expressa

As assinaturas foram realizadas em ato na sede da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

Por Redação

19 de julho de 2021

às 09:40

Compartilhe

 O governador Carlos Moisés determinou o reinício das obras do prolongamento da Via Expressa de Blumenau e do viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf, na SC-108. Os trabalhos fazem parte do esforço do Governo do Estado para melhorar o acesso norte ao município e a infraestrutura na região como um todo. As assinaturas foram realizadas em ato na sede da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), na tarde desta sexta-feira, 16.

 “Nós elegemos a infraestrutura como uma prioridade porque ela gera um círculo virtuoso, possibilitando o desenvolvimento das regiões e permitindo mais investimentos nas outras áreas essenciais. Melhoramos a gestão e revisamos contratos, fizemos economias, tudo para ter recursos para investir no que é necessário. Os resultados já estão aparecendo”, declarou o governador.

 A retomada do prolongamento da Via Expressa se dará nas proximidades da BR-470. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, o Governo do Estado trabalhará para viabilizar as obras ao longo de todo o trecho, enquanto a empreiteira contratada executa os trabalhos nos três quilômetros a partir da BR-470. “Com as equipes em campo, faremos levantamentos quanto à sondagem do solo e questões ambientais para avançar na obra. Este é o nosso compromisso”, detalhou o secretário.

 No ato, o governador também oficializou a destinação de R$ 2 milhões para a Associação Renal Vida. Foram prestadas contas sobre os investimentos já assegurados para o município.

 BR-470

 Outro investimento importante para a região diz respeito à BR-470. O governador Carlos Moisés colocou R$ 200 milhões à disposição do Governo Federal para finalizar os lotes 1 e 2 da rodovia. O aporte foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

 A efetivação do repasse depende apenas do aval do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Durante o ato, lideranças empresariais e políticas da região manifestaram o desejo de ver este encaminhamento definido o quanto antes. “A Acib apoia a decisão que tomamos em conjunto, na semana passada, de aplicar recursos nos trechos 1 e 2. No que for preciso para chegar a um entendimento com o Governo Federal, estamos juntos”, ratificou o presidente da Associação Empresarial, Renato Medeiros.

 Os recursos são resultados de economias feitas pelo Governo do Estado na gestão desde 2019, em ações como revisão de contratos e melhorias nos processos licitatórios.

 Fonte: Secom/SC

Últimas notícias

O Universidade Gratuita tem o objetivo de oferecer até 75 mil vagas gratuitas
Eles foram adquiridos através de emenda impositiva