“Corona vírus” e “prevína-se”. Com dois erros de ortografia, as duas palavras talvez não chamassem tanto a atenção se não fosse o local onde o banner com informações de combate à Covid-19 foi afixado: justamente ao lado da porta principal de entrada de uma importante escola do Alto Vale do Itajaí e bem diante dos olhos de todo mundo que passa na rua em frente da unidade escolar.

Em tese, uma instituição de ensino tem profissionais que, melhor do que ninguém, dominam as regras da língua portuguesa.
Ainda assim, neste caso, tudo indica que as falhas escaparam do controle de revisão dos educadores.
Afinal, a maneira correta de escrever as duas palavras em questão é: “coronavírus”, sem a separação dos elementos, e “previna-se”, vocábulo que não leva acento agudo no “i”.
Os ‘deslizes’ ficaram registrados no letreiro colocado na parede junto ao acesso à Escola de Educação Básica Leopoldo Jacobsen, no bairro Seminário, em Taió, no Alto Vale do Itajaí (SC).
“Divisa” entre municípios?

Outro erro que salta aos olhos está às margens da Rua XV de Novembro, em placas que servem para demarcar os territórios de Rio do Sul e Agronômica, também no Alto Vale (SC).
Neste caso, aparece escrito na sinalização a palavra “divisa”.
Porém, o conceito correto para designar a separação de dois municípios é “limite”.
Já “divisa” é um termo usado para definir a separação de dois Estados, por exemplo: a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Viu?
E você, já constatou muitos erros de ortografia ou gramática em placas, painéis ou letreiros no seu município?
Conte pra gente nos comentários!
A equipe do portal Alto Vale Agora agradece a sua participação.
Fonte: Redação