- A informação que gera opinião!

Estado vai testar estudantes e profissionais da Educação com suspeita de Covid-19

A medida foi comunicada pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, nesta quinta-feira (29).

Por Redação

30 de julho de 2021

às 11:00

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 O Governo de Santa Catarina anunciou de forma oficial nesta quinta-feira, 29, que começará um projeto piloto para testar estudantes, professores e servidores com suspeita de Covid-19. A medida foi comunicada pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, durante reunião do Comitê de Retomada das Aulas Presenciais no início da tarde. Outra novidade aprovada foi a atualização do distanciamento entre os estudantes em sala de aula de 1,5 m para 1 m.

 Luiz Fernando Vampiro explica que a aplicação de testes será estabelecida por um Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias de Estado da Educação (SED) e da Saúde (SES). “Tivemos várias conversas e entendemos que precisamos colocar o que há de mais moderno para a educação. Se alunos e professores forem afastados por suspeita de contaminação, será possível acelerar o retorno às atividades presenciais com os testes. Santa Catarina será protagonista novamente, com um processo de biossegurança moderno.”

 Como ocorrerá a testagem

 Após a identificação de um caso suspeito, a equipe gestora da escola encaminhará aluno, professor ou servidor com sintomas ao posto de saúde de cada município. Durante o segundo semestre, a testagem será feita nas regiões que apresentarem maiores índices de contaminação pela Covid-19.

 A partir de 2022, após análise de resultados do projeto piloto e uma ampliação do ensino presencial, a intenção é estender a iniciativa para toda Santa Catarina, como completa o secretário Vampiro. “Com esta experiência, estaremos ainda mais preparados a partir do ano que vem para uma retomada total. É um plano de governo, com testes que o Estado fornecerá. Nós temos uma conversa unificada e é assim que devemos tratar a educação catarinense.”

 Fonte: Secom/SC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.
Novas portarias da Secretaria de Estado da Saúde serão publicadas em breve com as regras de funcionamento.