As gestantes, as mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias ou as lactantes, poderão receber a vacina contra a Covid-19 a partir desta semana, em Rio do Sul. A aplicação será feita somente na sala de vacinas da Policlínica, que fica no Centro, mediante apresentação de prescrição médica. O horário de atendimento é das 8h às 15h30, sendo necessário levar documento de identidade e CPF, ou cartão nacional do SUS.
As gestantes e puérperas devem comprovar a sua condição por meio de relatório médico, carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento, além do relatório médico ou prescrição indicando a vacina Covid-19.
As lactantes deverão comprovar a sua condição mediante apresentação de prescrição ou declaração médica, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS. E a ordem de vacinação das lactantes dependerá da quantidade de doses recebidas do Ministério da Saúde e encaminhadas aos municípios, e deverá atender critérios e datas.
A vacinação de lactantes (mulheres que estejam amamentando) foi aprovada por meio da Lei 18.142 de 17 de julho de 2021 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e sancionada pelo Governador do Estado.
Calendário de vacinação para lactantes
– Lactantes que amamentam crianças com até 6 meses de idade: poderão ser vacinadas a partir de 19 de junho;
– Lactantes que amamentam crianças entre 6 meses até um ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 26 de junho;
– Lactantes que amamentam crianças entre 1 ano até 2 anos de idade: poderão ser vacinadas a partir de 3 de julho;
– Lactantes que amamentam crianças maiores de 2 anos de idade: poderão ser vacinadas a partir de 10 de julho.
Informações sobre a vacinação contra a Covid-19 em Rio do Sul: https://bit.ly/painelvacinariodosul
Fonte: Clóvis Eduardo Cuco – Departamento de Comunicação, Prefeitura de Rio do Sul