- A informação que gera opinião!

Governo lança plataforma Projeta SC para gestão e transparência pública dos projetos do Estado

A ferramenta online foi idealizada pelo Escritório de Gestão de Projetos do Estado (Eproj SC).

Por Redação

30 de junho de 2021

às 09:40

Compartilhe

 Santa Catarina já é exemplo de transparência em muitos aspectos. A partir desta quarta-feira, 30, vai oferecer mais uma ferramenta que garante ao cidadão acesso a dados de gestão pública. A data marca o lançamento do Projeta SC, uma plataforma oficial de acompanhamento dos projetos e ações do Governo do Estado. A ferramenta online foi idealizada pelo Escritório de Gestão de Projetos do Estado (Eproj SC) e estará à disposição dos cidadãos, que poderão consultar e acompanhar o andamento dos projetos executados em cada região catarinense.

 A ferramenta se soma a outras iniciativas para tornar o Governo do Estado mais eficiente. “Organizamos a casa e, agora, colhemos os frutos que plantamos no início da gestão. Quitamos R$ 750 milhões em dívidas da saúde e, em 2020, alcançamos o melhor superávit da história, R$ 1,8 bilhão. Iniciativas como a revisão de contratos e o Governo Sem Papel permitem que a gente não apenas exponha o desenvolvimento de ações em Santa Catarina, mas também se orgulhe deles”, destaca o governador Carlos Moisés.

 Um dos diferenciais da plataforma está no abastecimento de informações que será feita por servidores de diversas secretarias. Essa evolução no sistema de gerenciamento dos projetos traz mais agilidade e assertividade na solução das demandas mais urgentes. O Projeta SC já nasce com mais de 685 projetos estruturados, e a proposta é que a cada dia novos projetos sejam incluídos, alcançando todos os projetos do executivo catarinense.

 O secretário de Estado de Administração, Jorge Eduardo Tasca, ressalta que a implantação de mais essa ferramenta consolida uma etapa importante para o Governo catarinense. “Nosso trabalho começou já nas reuniões de transição de governo, no início de 2019, quando almejávamos implantar em Santa Catarina um modelo de gestão pública embasado na tomada de decisão mediante critérios técnicos. A tríade de indicadores de desempenho, projetos e resultados coroa essa conquista para os servidores e para todos nós como cidadãos”, destaca.

 Como funciona o Projeta SC

 Por meio da plataforma, o cidadão pode conhecer informações gerais sobre o projeto, que contempla obras em execução, histórico, objetivo, notícias relacionadas, imagens e vídeos. Além disso, dados sobre investimentos, custos da obra e contratos firmados também estarão acessíveis. O usuário pode visualizar o projeto pela leitura do QRCode e ainda compartilhar o projeto nas redes sociais.

 Para permitir que a plataforma se transformasse numa ferramenta eficiente de gestão, nos dois últimos anos, o Eproj SC focou na capacitação de servidores para atuação em projetos e abastecimento da plataforma. Coordenador do escritório, Vitor Correa afirma que foram capacitados mais de 400 servidores em todos os órgãos. “Agora, atingimos um nível de maturidade importante, promovendo a transparência ativa para a população e mais agilidade no acompanhamento e execução dos programas e projetos”, acrescenta.

 Fonte: Secom/SC

Últimas notícias

Ao todo, 963 unidades escolares, de um total de 1.064, passaram por melhorias.
Alto risco ronda pacientes das Unidades Básicas de Saúde Vila Mariana e Centro/Palmital. Aviso foi divulgado em nome da secretária de Saúde, Rozi Terezinha de Souza. Mensagem tenta amenizar a gravidade da situação ao informar que locais de atendimento estão “temporariamente sem médicos”. Como se tal circunstância não fosse um absurdo inadmissível. O anúncio nem sequer diz quando novos profissionais assumirão as vagas. Apenas sustenta que Rozi “já” tomou providência. Mas, diante de tamanha ameaça, o portal Alto Vale Agora troca o “já” de Rozi por um “POR QUE” dirigido à secretária. Leia e entenda...
Esses projetos receberão os recursos em até quatro parcelas.