Entre os dias 4 e 11 de novembro, ocorre o Grand Prix Senai de Inovação (GP), evento que, pela primeira vez, é realizado em toda a América Latina, de forma virtual.
Participam cerca de 10 mil estudantes do Senai, Sesi, escolas públicas e particulares, universidades, institutos federais, além de redes de ensino nacionais e internacionais.
São 2.167 equipes (escuderias), 592 mentores e 660 avaliadores envolvidos em uma corrida de inovação aberta, que demonstra a prática da inovação em tempo real, combinando métodos, criatividade, empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais de diversas áreas.
No Alto Vale, participam 23 equipes, com estudantes dos cursos técnicos de Mecatrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Automação, Eletrotécnica e do programa de aprendizagem industrial em Administração.

Cada equipe escolhe um desafio proposto pelas empresas parceiras: Agroindústria (CNH Industrial), Alimentos (Grupo Selmi), Educação (Fundação Lemann e Associação Interamericana de EdThecs), Indústria 4.0 (Festo) e Entretenimento (Sky).
Criado pelo Departamento Nacional do Senai em 2013, o GP visa mostrar como os estudantes são capazes de desenvolver soluções inovadoras para a indústria. A atividade aproxima os jovens do mercado de trabalho e desenvolve competências como empreendedorismo, autonomia e autoconfiança.
Os parceiros desta edição incluem: Canva, Amazon, AWS, Sintefor, Sky Brasil, Grupo Selmi, CNH Industrial, Festo, Associação Interamericana de EdThecs (IAAE) e Fundação Lemann.
O resultado será divulgado no dia 13 de dezembro.

Fonte: Debora Claudio – Jornalista
Assessoria de Imprensa