- A informação que gera opinião!

Internas do Presídio de Itajaí plantam rosas para homenagear Anita Garibaldi

Também participaram do evento representantes da Gerência de Educação do Deap, Comissão de Assuntos Prisionais da OAB Itajaí, Conselho da Comunidade e outros.

Por Redação

3 de setembro de 2021

às 12:40

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 As internas do Presídio Feminino de Itajaí tiveram uma atividade de integração cultural diferente nesta semana (30/8), no mês em que se comemorou o Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. As apenadas participaram do plantio de duas mudas das “Rosas de Anita”, no espaço multiuso da unidade feminina do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI), que teve o apoio e incentivo da justiça estadual.

 Entusiasta do projeto e representando do Poder Judiciário, a juíza Claudia Ribas Marinho, da Vara de Execuções Penais da comarca de Itajaí, acompanhou a cerimônia e ressaltou a importância da ação. “Sempre positiva a integração dos vários setores da sociedade com o sistema penal, como vemos agora com a universidade, artistas e professores. E esse projeto enaltece Anita Garibaldi, que é um exemplo atemporal de coragem e luta que inspira todas as mulheres”.

 A flor é uma espécie híbrida desenvolvida por pesquisadores italianos para marcar o Bicentenário de Nascimento da Heroína dos Dois Mundos. As mudas foram doadas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), instituição que iniciou a clonagem da planta a fim de popularizar a espécie em Santa Catarina.

 Representante da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), a gerente da Regional do Vale do Itajaí, policial penal Marta Regina Ambrósio, contou que o ato integra a agenda de ações culturais da unidade, que deverá ser intensificada nos próximos meses. “Trabalhamos a biografia de Anita e os aspectos históricos contribuem para a formação educacional das internas”, comentou. O espaço multiuso recebeu também um grafite de Anita como parte do programa de revitalização da área.

 No evento, a gerente de Campus Itajaí, Franciele Pereira Nogueira, falou sobre a importância da parceria e da iniciativa da universidade em participar o projeto internacional “Dois Mundos e uma Rosa para Anita”. “Anita Garibaldi foi exemplo de coragem e persistência na busca de um sonho. A universidade é o espaço de liberdade que impulsiona o protagonismo das pessoas, então faz todo sentido estarmos juntos empoderando estas mulheres nesta fase de recomeço de suas vidas”, disse Franciele.

 Fonte: TJSC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Novas portarias da Secretaria de Estado da Saúde serão publicadas em breve com as regras de funcionamento.
Obra faz parte de um estudo desenvolvido no doutorado pela UNLZ na Argentina.
A sessão foi proposta pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).