- A informação que gera opinião!
Pesquisar
Close this search box.

Jovem, filho de um dos maiores empresários do Sul do país, desponta em oratória

Victor Stern Sandri venceu a etapa estadual em SC. Com a vaga garantida, agora, ele se prepara para disputar a fase nacional. O desafio em busca do troféu será no RS – encarando a ‘arte de falar em público’.

Por Redação

24 de setembro de 2023

às 18:38

Compartilhe

Inteligente, dedicado e focado. Este é o taioense Victor Stern Sandri, de apenas 17 anos, que venceu a etapa estadual do concurso de oratória realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis (SC). Com a vaga garantida, agora, o estudante se prepara para disputar, na categoria do ensino médio, a fase nacional da competição, que está marcada para o próximo dia 12 de outubro, em Tapejara, no Rio Grande do Sul (RS).

Mas não foi fácil. Até conquistar o espaço para encarar o desafio de buscar dar mais um show no estado vizinho, já houve muito trabalho de bastidores. O texto da apresentação sofreu adaptações e cortes para respeitar o tempo estabelecido. Também foi preciso aprimorar o tom de voz, os gestos e o andar no palco, além de se familiarizar com o uso do microfone.

Inicialmente, o jovem, que estuda no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Rio do Sul (SC), já havia obtido vitória na seletiva interna da instituição de ensino – também com aplausos.

O concurso foi promovido pela Câmara Júnior Internacional (JCI), com o tema “como o planejamento financeiro pode impactar na construção do teu sonho”.

Multi Web TV

Entrevistado no podcast de Marcos Roberto, na Multi Web TV, Victor disse que, para realizar sonhos, quase sempre tem dinheiro envolvido. Por isso, ele conta que é preciso ter disciplina e “separar uma rendinha no final do mês”. Cabe a cada um “trabalhar e guardar” tais recursos para alcançar a meta planejada, acrescentou.

Para o orador, até mesmo um aluno com poucos recursos financeiros e que é obrigado a frequentar uma escola com menos qualidade na educação pode “sonhar grande”. Trabalhando em prol de sua meta, “com certeza, com esforço e dedicação, vai chegar no sonho ou, pelo menos, muito próximo dele”, acredita.

Apesar disso, o estudante salienta que não acontece “de um dia para o outro”. E alerta: “As pessoas têm dificuldade em abrir mão de prazeres momentâneos [como festas], em deixar de tomar uma cervejinha no final de semana, ou de deixar de pedir uma pizza para economizar um dinheiro e construir um sonho”. Por outro lado, enfatizou que, “juntando de grãozinho em grãozinho, no final, dá uma bolada”. 

Mais adiante no bate-papo, ao comentar as distrações impostas pela tecnologia que fazem o usuário perder tempo, Victor Stern Sandri foi bem direto: “Você não vai conseguir realizar o sonho rodando feed no Instagram”. 

Como as técnicas de oratória podem ser aplicadas até mesmo para manipular as emoções da plateia, Marcos Roberto perguntou quais são os limites éticos no uso dessa arte de falar em público. Victor respondeu que esse “é um dom, a pessoa vai aperfeiçoando, e não tem sentido ter esse poder de influenciar as pessoas e usar isso para o mal”, argumentou.

Futuro promissor

Ao referir-se ao empresário Adinei Sandri, Marcos Roberto quis saber como Victor se sente sendo filho de um dos grandes empreendedores do Sul do país, que gera empregos e renda: “Isso é uma pressão sobre você? Mais ou menos assim: o Victor não pode falhar?”, questionou o comunicador.

“Óbvio, existe uma pressão interna, mesmo minha, de querer suprir um pouco essas expectativas que criam em cima de mim. Mas eu sempre recebo muito apoio dele e da minha mãe”, falou o jovem ao citar também Nerlize Stern Sandri, igualmente empresária.

“Vai dar tudo certo”, disse Victor, sorrindo com confiança e afirmando que tem os pais como uma grande inspiração para a sua vida nas áreas de discurso, liderança e gestão. “Eles são grandes exemplos de como impactar as pessoas”, reconheceu. “É algo que eu sonho um dia poder fazer”, completou.

“Faz um ano e meio que estou indo junto com meu pai” nas empresas do grupo, contou. Nelas, o jovem está conhecendo todos os setores. A maratona tem um objetivo bem definido: “Para que daqui a algum tempo eu possa seguir meu rumo lá dentro”, revelou.

A conversa na Multi Web TV incluiu ainda assuntos atuais como inteligência artificial, concorrência dos humanos com os robôs no mercado de trabalho e desenvolvimento regional do Alto Vale do Itajaí.

O bate-papo tratou também de política, poder e corrupção, além de vida pessoal.

Ao final, Victor Stern Sandri deixou uma importante mensagem de motivação para quem quer transformar sua vida. Não perca!

Veja a entrevista completa no link abaixo.

Últimas notícias

A robótica envolve e articula conceitos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Em Santa Catarina desde 2015, Alex Sales fundou a Alumbra Empreendimentos Design em 2021 e tem hoje R$ 3 bilhões de VGV a lançar nos próximos anos