- A informação que gera opinião!

Missão do TJSC vai aos EUA construir instrumento para prevenção do feminicídio

Iniciativa tem como foco os autores de violência contra a mulher

Por Redação

30 de outubro de 2025

às 16:00

Compartilhe

Membros do Programa Indira: pelas mulheres do PJSC realizam, entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, missão institucional em Atlanta (Geórgia, Estados Unidos), com o objetivo de desenvolver, validar e implementar um instrumento de avaliação de risco para prevenção do feminicídio de forma mais efetiva.

O trabalho será realizado em parceria com a professora dra. Dabney Evans, da Rollins School of Public Health da Emory University, e com o grupo de pesquisa Margens da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenado pelo professor dr. Adriano Beiras. A professora Dabney é referência internacional em estudos sobre violência contra as mulheres, em especial, de avaliação de risco de letalidade praticados por parceiros  íntimos e de políticas públicas de prevenção. Já o professor Adriano é referência internacional nos estudos de masculinidades e pesquisador reconhecido no âmbito da prevenção ao feminicídio no país.

Durante o período, a equipe participa de reuniões locais para conhecer as pesquisas em desenvolvimento sobre o tema na Emory University, apresentar o trabalho institucional que vem sendo realizado pelo Programa Indira, e outras atividades de intercâmbio técnico e científico, com foco na análise de instrumentos internacionais de avaliação de risco/letalidade, metodologias de validação e boas práticas de enfrentamento à violência doméstica.

A comitiva catarinense é composta pela juíza Naiara Brancher, coordenadora-adjunta estadual da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) e coordenadora executiva do Programa; pela secretária da CEVID, Michelle de Souza Gomes Hugill; Bruna Mafra Castilho e Antônio Carlos José Britto, ambos do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do TJSC.

Fonte: NCI/Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

Profissional teve nome, CPF e número de registro vinculados a eventos dos quais não participou
Mostra de Larissa Arpana reúne 20 trabalhos na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.
A segurança do sistema não depende de um único mecanismo.