- A informação que gera opinião!

MPSC promove capacitação sobre protocolo de atenção à pessoa idosa em situação de violência

Em três encontros virtuais, gestores municipais, integrantes da rede de atenção à pessoa idosa e membros e servidores do MPSC serão capacitados para implementar, operacionalizar e executar o Protocolo PISC nos municípios catarinenses.

Por Redação

29 de setembro de 2021

às 12:40

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promove uma capacitação para gestores municipais, integrantes da rede de atenção à pessoa idosa e membros e servidores da instituição sobre a implantação e execução do Protocolo da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (Protocolo PISC).

 As três aulas sobre o tema ocorrem nos dias 7, 14 e 21 de outubro, das 13h30 às 15h, de forma on-line. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 4 de outubro.  Faça sua solicitação de inscrição aqui ou procure o nome do curso no portal do CEAF Virtual, em “Cursos e eventos on-line > Inscrições abertas”.

 O Protocolo PISC é um instrumento teórico e prático referencial para a elaboração das políticas municipais de proteção à pessoa idosa em Santa Catarina. O lançamento do documento ocorreu em junho. Na oportunidade, membros e servidores passaram por uma primeira capacitação sobre o protocolo.

 O objetivo deste treinamento é que todos os profissionais envolvidos na Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (Rede PISC) consigam operacionalizar o Protocolo PISC nos municípios.

 O conteúdo

 O conteúdo da capacitação foi dividido em três módulos: os desafios do envelhecimento populacional e as situações de violência contra a pessoa idosa; o Protocolo PISC – estratégia de organização de uma rede intersetorial de atenção à pessoa idosa em situação de violência em Santa Catarina; o Formulário de Proteção às Pessoas Idosas em Situação de Violência de Santa Catarina (Formulário PISC): instrumento para ativação da Rede PISC.

 Os encontros virtuais serão mediados pela Promotora de Justiça Lia Nara Dalmut, Coordenadora-Adjunta do CDH, pela Assessora Jurídica do CDH Graziela Monteiro Da Correggio e pela Presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Ariane Angioletti. 

 As aulas serão ministradas por convidados especialistas. Já estão confirmados os nomes da Médica Geriatra Juliane Felipe Ferrari; da Doutora em Ciências da Saúde e Analista do MPSC Luciane Medeiros dos Santos; da Coordenadora-Adjunta do CDH, Promotora de Justiça Lia Nara Dalmutt, do Coordenador do CDH, Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins; da Doutora em Ciências Humanas e Analista em Serviço Social do MPSC Daniele Beatriz Mafrini; e da Doutora em Enfermagem Jordelina Schier e  Janice Merigo, Doutoranda em Serviço Social pela UFSC e Coordenadora de Políticas Públicas da FECAM.

 Precisa de mais informações? Entre em contato com a Gerência de Capacitação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) pelo telefone (48) 3229-9394 ou pelo e-mail [email protected]

 Fonte: MPSC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Evento aberto ao público será dia 19 de outubro apenas pela internet.
O investimento do Governo do Estado inclui 1,1 mil bolsas de pós-graduação para professores.
O repasse de recursos será para famílias de 19 municípios da região Oeste.