No Brasil e no mundo hoje é o Dia do Orgulho Gay. A data foi criada a partir de um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall, em 1969. Ela foi uma resposta a uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, e que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.
Depois deste dia, protestos em favor dos direitos dos homossexuais ganhou força e se espalhou por várias cidades em festas e desfiles da famosa Parada do Orgulho Gay. Hoje, o movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para a comunidade é conhecido como LGBTQIA+.
Cada letra da sigla, representa um dos oito grupos sociais, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Queer, Intersexo, Assexual e o + é para identificar outras variações sexualidade e e gêneros. O principal objetivo foi unir todas as pessoas que fazem parte da comunidade e se sintam representadas e reconhecidas.
A primeira sigla utilizada foi GLS, criada em 1994, para representar os gays, lésbicas e simpatizantes. Depois, a sigla usada passou a ser GLBT. Com o tempo, mais coisas a respeito de gênero e orientação foram descobertas, e a sigla foi se atualizando.
Entenda o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+.