Com um histórico problemático que inclui atraso no cronograma, obras paralisadas, divergências políticas e prejuízo aos cofres públicos, a prefeitura – finalmente – contratou a empresa que deverá construir a “obra remanescente” da tão aguardada ponte de acesso à Praça Central, a popular “passarela estaiada”, que ligará os bairros Victor Konder e Centro sobre o Rio Itajaí do Oeste, em Taió, no Alto Vale do Itajaí (SC). Porém, o custo da estrutura já é 2,7 vezes maior do que o valor inicial da obra.
Há três anos, quando o convênio de construção foi assinado, o preço era de R$ 479 mil. Após a paralisação dos trabalhos, agora, com o novo acordo firmado no início deste mês pelo prefeito Horst Alexandre Purnhagen (MDB), a despesa com a construção da travessia disparou para R$ 1.296.869,49.
Resumindo: com esse volume de dinheiro, a prefeitura poderia construir quase três passarelas estaiadas iguais para pedestres e ciclistas usufruírem em diferentes pontos da pacata cidade do Vale Oeste. Mas, no final, os contribuintes receberão mesmo apenas uma.
Novo prazo
A empresa vencedora da licitação, única concorrente que aparece no Portal da Transparência, é a “Net Steel S.A. Indústria Metalúrgica”, com sede em Lontras (SC).
O contrato tem vigência inicial em 1° de setembro de 2021 e término em 31 de maio de 2022. Já o “prazo de execução será de 05 (cinco) meses, de acordo com o cronograma da obra, iniciando com a emissão e entrega da Ordem de Serviço”.
Portanto, de acordo com o novo calendário, a conclusão dos trabalhos poderá levar mais 9 meses. Claro, se não houver nenhum novo capítulo surpresa na conturbada “novela”…
Câmera lenta
O sonho de ver pronto o “cartão postal” de Taió, cidade com pouco mais de 18 mil habitantes, já dura 14 anos.
A obra da ponte estaiada foi idealizada em 2007 durante a gestão do prefeito José Goetten de Lima, o “Zeca Goetten”, que morreu aos 45 anos, vítima de infarto, em 19 de agosto de 2010.
No entanto, a assinatura do convênio para a construção aconteceu apenas oito anos depois, no início de setembro de 2018, durante a gestão do prefeito Almir Reni Guski (PSDB).
A expectativa mais recente para a conclusão dos trabalhos, que era fim do ano passado, acabou frustrada com a paralisação das obras.
Inicialmente, a obra tinha custo de R$ 479 mil. A maior parte, quase R$ 461 mil, repassada pelo Ministério do Turismo, representado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O restante, R$ 18 mil, era a contrapartida financeira da prefeitura.

Estrutura do “cartão postal”
A ponte estaiada de Taió ligará a Praça Prefeito João Machado da Silva ao bairro Victor Konder, atravessando o Rio Itajaí do Oeste.
De acordo com o projeto, a travessia terá pilares de concreto e estrutura metálica. Serão 77,6 metros de extensão por 2,5 metros de largura e 11 metros de altura. A obra contempla ainda mirante e iluminação especial.
Fonte: Da Redação