- A informação que gera opinião!

PJSC reproduz escultura em espiral e com centenas de livros empilhados de artista eslovaco

Por Redação

30 de junho de 2021

às 10:20

Compartilhe

 Para incentivar a leitura por meio das bibliotecas e para homenagear o artista eslovaco Matej Kren, que construiu uma torre de livros com espelhos no alto e na base, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) reproduziu a escultura em escala menor. A obra original está na Biblioteca Municipal de Praga. Já a reprodução está no saguão do Tribunal de Justiça, à frente da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros.

 Na capital da República Tcheca, o artista Matej Kren fez a escultura em forma de espiral e com centenas de livros empilhados. Isso faz com que espelhos, posicionados na parte de dentro, proporcionem uma ilusão de ótica que cria um efeito de infinito. Esse infinito é exatamente o propósito do autor, ou seja, remeter o espectador a refletir sobre a leitura como uma forma de aferir um conhecimento que não tem limite.

 É de conhecimento coletivo que os livros materializam ideias e a biblioteca é um templo do saber acessível a todas as pessoas. Com essa visão é que se resolveu homenagear Matej Kren por meio da reprodução de sua obra, em escala menor por conta do espaço físico e do número de exemplares disponíveis no setor para o desafio.

 O Judiciário catarinense reforça que o principal objetivo é lembrar que o conhecimento se alicerça em ideias e formas por meio da diversidade de obras e de autores. Assim, o intuito é incentivar a todos que procurem o mundo da leitura e das bibliotecas.

 Fonte: TJSC

Últimas notícias