- A informação que gera opinião!

Pontes cobra ações preventivas contra o El Niño

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) afirmou que é preciso fortalecer as políticas de prevenção

Por Redação

3 de junho de 2026

às 14:00

Compartilhe

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) afirmou que é preciso fortalecer as políticas de prevenção e gerenciamento de riscos diante da previsão de novos eventos climáticos extremos no país. Durante pronunciamento no Plenário na terça-feira (2), ele destacou as audiências públicas promovidas pelo Senado que trataram dos possíveis efeitos do El Niño sobre o país.

Pontes defendeu a aprovação de um projeto de lei de sua autoria, o PL 5.002/2023, que cria a Política Nacional de Gestão Integral de Risco de Desastres, o Sistema Nacional de Gestão Integral de Risco de Desastres e o Sistema de Informações sobre Gestão Integral de Riscos de Desastres.

Ao reiterar que o país precisa adotar medidas preventivas, ele argumentou que agir somente após a ocorrência dos desastres aumenta os custos e dificulta a proteção das populações afetadas.

— O gerenciamento de risco que está nesse projeto de lei foi desenhado por quem trabalha na linha de frente com isso, ou seja, pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), assim como pela Defesa Civil. Isso é extremamente importante para que os nossos municípios fiquem mais preparados para enfrentar situações de emergência climática, e essas situações vão aparecer cada vez mais — alertou ele.

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias

A matéria propõe uma série de diretrizes e princípios gerais para orientar ações de saúde pública no estado
Colegiado também prestou homenagem à magistratura catarinense
Em 2026, os parlamentares poderão deixar de cumprir certas regras fiscais