Visando a ampliação de investimentos em projetos de atletismo e a construção de novas estruturas, Rio do Sul recebeu na quinta e sexta-feira a visita do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos.
Também estiveram na visita o vice-presidente da entidade e medalhista olímpico, Edson Luciano Ribeiro, o presidente da Federação Catarinense de Atletismo, Deraldo Oppa e o vice-presidente da Federação, Sérgio Galdino. Um dos locais visitados foi um terreno no bairro Barragem ao lado do CEPLAS, onde a Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul avalia a possibilidade de implantação de um centro de treinamento da modalidade. O local pode abrigar uma ampla estrutura de treino para provas de pista, saltos, fundos, lançamentos e arremessos.
Os esportistas também conheceram as estruturas de treino da equipe de atletismo de Rio do Sul, que fica no Estádio Municipal Alfredo João Krieck, além de conversarem com atletas de base e medalhistas dos eventos nacionais.
Conforme o diretor técnico da FMD, Sergio Luis Schlemper, a presença de Wlamir mostra a importância de Rio do Sul no cenário nacional. Ele lembrou que vários atletas de renome iniciaram os treinos na cidade e se destacaram por outras equipes, como Felipe Lorenzon e Patricia Kock, citando também as conquistas recentes de Alana Amorim, Vinicius Avancini e Milena Sens.
A visita de Wlamir faz parte do projeto da CBAt de se aproximar de entidades esportivas e grandes projetos. Além da passagem por Rio do Sul, visitas aconteceram em Concórdia, Campos Novos, São José e Florianópolis em outros projetos da modalidade.
De acordo com o diretor executivo da FMD, Jeberton Fermino, que é técnico de atletismo e ex-atleta, agora a entidade trabalha na captação de recursos para realização do projeto do novo espaço. Tendo ele em mãos, o objetivo é angariar recursos federais para construção.
“O Wlamir é uma pessoa que tem muito conhecimento na área e ao lado do prefeito José Thomé se colocou à disposição para auxiliar em Brasília na captação de recursos. Estamos muito felizes com esse pontapé inicial, é o início de um sonho que estamos buscando, assim como foi com a construção do Ginásio de Esportes”, comentou.
O prefeito José Thomé agradeceu a presença de Wlamir e lembrou que a construção desse espaço no bairro Barragem é estratégico para o desenvolvimento esportivo e expansão da modalidade em Rio do Sul. “Estamos construindo uma parceria sólida com uma das Confederações mais bem geridas do Brasil, é aproveitar essa união de forças e buscar esses recursos que são muito importantes para estruturação do nosso esporte. Não se revela talentos e constrói grandes equipes em espaços obsoletos, vamos lutar muito por esse projeto”, comentou.
Fonte: Arthur Hoffmann – Departamento de Comunicação Fundação Municipal de Desportos, Prefeitura de Rio do Sul