PRESIDENTE GETÚLIO – O próximo sábado, (19) será o Dia D da vacinação contra a Gripe (Influenza) e Covid-19, em Presidente Getúlio. O objetivo, é ampliar a cobertura vacinal no município. A Unidade Básica de Saúde do bairro Pinheiro estará fazendo as duas vacinas das 8h as 15h e a do Niterói atenderá das 8h às 14h na imunização da gripe. Para garantir a imunização, basta seguir até uma das unidades levando documento de identificação e a carteira de vacinação.
Os usuários vacinados contra o coronavírus devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a Gripe. A mesma orientação vale para quem recebeu a vacina da Gripe e vai se vacinar contra a Covid-19. Durante a permanência na unidade de saúde, enquanto aguarda pela vacinação, é indispensável que as pessoas sigam mantendo as regras de distanciamento, façam uso de máscara, façam higienização das mãos com álcool e evitem aglomerações.
A vacinadora Analú Lange, destaca a importância da ação. “ O Dia D de vacinação contra a gripe é a oportunidade de imunização para os grupos determinados como prioritários pelo Ministério da Saúde e esperamos que a comunidade compareça às nossas unidades no próximo sábado.”
Público-alvo Covid-19
Pessoas com 50 anos ou mais podem receber a vacina. A imunização dos grupos prioritários continua com professores e auxiliares de educação especial, CEIM´s, profissionais do ensino fundamental e superior, equipe técnica, administrativa, pedagógica, alimentação, serviços gerais e similares. Também podem receber a vacina, trabalhadores do transporte coletivo (motorista, cobrador e monitor), trabalhadores de limpeza urbana e caminhoneiros.
Público-alvo gripe
A vacinação contra a Gripe está prevista para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos acima dos 60 anos e pessoas com comorbidades ou Deficiência Permanente. Além disso, trabalhadores da saúde, das escolas públicas e privadas; trabalhadores portuários; profissionais das Forças Armadas, das Forças de Segurança e Salvamento; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
Fonte: Crislene Roberta – Assessoria de Comunicação, Município de Presidente Getúlio