De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cerca de 40% dos acidentes de trabalho que acontecem no país estão relacionados a quedas em altura. Isso soma mais de 200 mil registros por ano.
Para garantir a segurança dos trabalhadores, as empresas devem seguir as orientações da Norma Regulamentadora 35 (NR 35). Ela é uma ferramenta de prevenção indispensável, pois determina os requisitos necessários e as medidas de proteção para o trabalho em altura.
Entre as principais causas das quedas estão: falta de treinamento, equipamentos de proteção inadequados ou a ausência deles, erros no planejamento, falhas na comunicação e condições inseguras. As consequências são sérias e vão desde lesões graves, incapacitação, até a morte. Além da perda de vidas, os acidentes também provocam prejuízos advindos de multas, proibição de atividades e processos na justiça.

“É extremamente importante que os trabalhadores passem por treinamento específico sobre a NR 35 e compreendam os riscos das atividades realizadas em altura, assim como o uso correto dos equipamentos de proteção e as medidas de segurança que precisam ser seguidas”, esclareceu Felipe Afonso Laber, coordenador de Saúde do SESI Alto Vale.
A formação mais recente de NR 35 do SESI Rio do Sul foi realizada nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de setembro. O grupo foi formado por colaboradores de diferentes organizações, ou seja, sem contratação exclusiva, facilitando assim a participação de pequenas empresas.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (47) 3531-2229.
Fonte: Debora Claudio – Assessoria de Imprensa