- A informação que gera opinião!

Rio do Sul inicia serviço de atendimento pré-clínico de forma remota

Alô Saúde é serviço de chamadas via 0800, chat on-line e videochamada para ajudar em dúvidas de saúde.

Por Redação

15 de outubro de 2021

às 12:00

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 A partir desta quinta-feira (14), a população de Rio do Sul ganha um aliado para tirar dúvidas e ter atendimento pré-clínico de saúde. Já está em funcionamento o Alô Saúde, serviço por telefone, chat on-line e videochamadas pelo aplicativo ou site com atendimento remoto 24 horas, 7 dias por semana.

 Qualquer cidadão pode ligar para o número 0800 888 3090, onde terá contato com uma central de atendimento profissional em saúde. O objetivo do serviço é oferecer o primeiro acesso à saúde para toda a população do município com cadastro ativo no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de apoiar as unidades de saúde pública presenciais, sendo um suporte com atendimento à distância totalmente gratuito.

 A apresentação do Programa foi na manhã desta quinta-feira (14) e contou com a presença do prefeito José Thomé, da vice, Karla Bastos Miguel, da Secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, além de convidados. O gerente da TopMed, empresa contratada para o serviço, Franco Salla, fez a explanação sobre as funcionalidades do programa.

 Segundo ele, o atendimento pré-clínico à distância é realizado por técnicos de enfermagem e enfermeiros para orientação e informações em saúde para uma adequada condução ou encaminhamento para atendimento presencial. “Buscamos sempre orientar de forma confiável a conduta a ser tomada, diminuindo riscos e proporcionando maior tranquilidade para o usuário”, explica

 A secretária Roberta esclarece que os usuários podem entrar em contato em diversas situações, como por exemplo, para ter informações ou dúvidas de saúde, calendário vacinal e possíveis reações adversas, como fazer o controle da pressão arterial, ser orientado sobre o tratamento que foi prescrito na sua Unidade de Saúde,

 “Também é possível realizar a triagem clínica. Na presença de sinais e sintomas, será feito um atendimento voltado para dar o correto direcionamento no sistema de saúde, como quando se deve buscar uma unidade, UPA 24h ou hospital, caso necessário”.

 O prefeito José Thomé destacou que esta é uma inovação na saúde pública municipal, dando a oportunidade para que muitas dúvidas sejam sanadas direto pelo telefone, sem a necessidade de ir até a unidade de saúde. Assim damos início a um trabalho adicional ao serviço de saúde na cidade, com toda a atenção e cuidado que nossa população merece”, explica.

 Alô Saúde em Rio do Sul

 Ligações gratuitas – 24h por dia, 7 dias por semana: 0800 888 3090

 Site para videochamadas: https://riodosul.saudeativa.sc.gov.br/

 Aplicativo para videochamadas: Saúde Ativa

 Fonte: Departamento de Comunicação, Prefeitura de Rio do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

 A vacinação contra a Covid-19 avançou, estamos quase todos devidamente imunizados. Com a flexibilização do uso de máscara em ambientes externos, já voltávamos a reconhecer os amigos na rua, planejávamos...
Segundo levantamento da Dive, houve uma queda no número de diagnósticos de infecções por HIV em Santa Catarina entre os anos de 2019 e 2020.
O trabalho das equipes deve iniciar nos próximos dias.