O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio do Sul vai intensificar nos próximos dias a fiscalização de atividades de coleta e armazenamento de materiais recicláveis no município. A ação ocorre em parceria com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, visando a diminuição dos focos do mosquito da dengue ou de outras doenças.
A fiscalização vai iniciar com a Vigilância Epidemiológica visitando os locais já identificados com possíveis irregularidades. Caso for constatado, o responsável pelo local será notificado e terá 48 horas de prazo para a retirada do material e correta destinação. Se o procedimento não for feito, a Prefeitura irá retirar os materiais e o proprietário receberá um processo administrativo de infração ambiental.
A ação é um trabalho coletivo entre vários setores da Prefeitura para solicitar a regularização do armazenamento de materiais e combater e prevenir novos focos do mosquito da dengue, além de irregularidades ambientais. Até o momento, 89 focos do mosquito da dengue foram identificados neste ano em Rio do Sul.
O combate ao aparecimento de focos do mosquito deve ser uma ação coletiva da comunidade, reduzindo pontos de acúmulo de água, onde o mosquito possa depositar ovos para proliferação deste vetor da dengue e de outras doenças.
Fonte: Departamento de Comunicação, Prefeitura de Rio do Sul